- Publicidade -

Estudo diz que aumento no nível do mar é maior do que estima o IPCC

Em apenas 20 anos as taxas praticamente dobraram e foram as mais altas já registradas.

O aumento no nível do mar nas últimas duas décadas parece ser maior do que o estimado por órgãos oficiais anteriormente. Os responsáveis por esta afirmação são pesquisadores de grandes universidades norte-americanas que reanalisaram dados climáticos dos últimos séculos e apresentaram novas informações.

- Publicidade -

De acordo com o estudo “Reanálise probabilística do aumento no nível do mar no século XX”, publicado na revista científica Nature, os dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) superestimaram a elevação dos oceanos no início do século XX.

O órgão da ONU tinha como base uma elevação anual de 1,5 mm ao ano para o período de 1901 a 1990. Após este período, o aumento passou a ser de três milímetros ao ano entre 1990 e 2010.

No entanto, as análises recentes feitas pelos norte-americanos, que consideraram os registros feitos por 600 medidores de maré, indentificaram que a média no aumento dos níveis do mar no início do último século era de 1,2 milímetros, caracterizando um crescimento ainda maior nos últimos anos.

A descoberta reforça o sinal de alerta. Segundo os pesquisadores, o degelo das calotas tem sido cada vez mais rápido. Por isso, em apenas 20 anos as taxas praticamente dobraram e foram as mais altas já registradas. No entanto, as informações ainda não são suficientes para prever o cenário futuro e estimar com clareza os quais serão níveis dos oceanos nos próximos anos.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo