- Publicidade -

Estudantes projetam carro movido a energia solar

Veículo ecológico e inteligente mostra a quantidade de energia que você economizará em comparação ao carro comum.

A busca pelo futuro do transporte com zero emissões não para. Seja nas grandes companhias ou dentro das faculdades, a corrida pelo veículo mais eficiente é o que move tantos experimentos. Exemplo dessas invenções é o carro projetado pela Universidade de Tecnologia Eindhoven, nos Países Baixos, para competir no desafio solar mundial.

- Publicidade -

Batizado de Stella vie, ele foi construído para ser mais eficiente do que sua versão anterior: o Stella lux. Ele participará de uma competição onde só entra os pioneiros da energia solar, que buscam o carro do futuro.

Ele é mais baixo do que carros tradicionais, tem portas grandes e é espaçoso. Possui assentos ergonomicamente otimizados e cinco vagas. Com um sistema de navegação solar incorporado, o veículo encontra a rota mais eficiente e até mostra a quantidade de energia que você economizará em comparação com um carro movido a combustível fóssil.

Outra coisa bacana é que quando o motorista se aproxima do destino, o Stella orienta onde estacionar gratuitamente. Os critérios são apenas ser o mais próximo do local e ter maior incidência solar.

Para economizar energia, ele ainda dá um feedback para o condutor por meio de um sistema de iluminação embutida no veículo. A luz fica vermelha se ele freia ou acelera muito rápido. Além disso, o modelo possui um sistema inteligente que avisa qual o melhor momento de carregar o carro, de acordo com os preços da energia.

- Publicidade -

stella-vie-solar-car-TU-eindhoven-designboom-06-28-2017-818-007

stella-vie-solar-car-TU-eindhoven-designboom-06-28-2017-818-008

stella-vie-solar-car-TU-eindhoven-designboom-06-28-2017-818-001

- Publicidade -

stella-vie-solar-car-TU-eindhoven-designboom-06-28-2017-818-003

Fotos: Universidade de Tecnologia Eindhoven

Redação CicloVivo