- Publicidade -

Estudantes norte-americanos criam caixa que usa até 20% menos papelão

A preocupação dos jovens era justamente pensar uma maneira de facilitar a produção, manejo, reutilização e descarte destas embalagens.

Os estudantes norte-americanos Henry Wang e Chris Curro, ambos engenheiros júnior, desenvolveram um modelo de caixa de papelão mais prático e econômico. A ideia surgiu durante um curso de férias e pode representar uma economia de 15 a 20% no uso de papelão para a fabricação de embalagens.

- Publicidade -

A preocupação dos jovens durante o processo de criação era justamente pensar uma maneira de facilitar a produção, manejo, reutilização e descarte destas embalagens. Sendo assim, eles desenvolveram um modelo em que todas as abas se encaixam.

Uma mudança que parece pouco significativa rejeita o uso de uma grande quantidade de fitas adesivas, por exemplo. Além disso, as abas são muito menores, o que justifica a redução no uso da matéria-prima.

Em termos de facilidade, ela pode ser montada em poucos segundos e desmontada ainda mais rápido, utilizando apenas uma das mãos e sem a necessidade de tesouras, estiletes ou facas. A caixa necessita de apenas uma pequena fita adesiva para lacrar, como mostrado pelo site TreeHugger.


Foto: Reprodução

- Publicidade -

Devido a todas essas preocupações, os estudantes garantem que ela pode ser reutilizada por inúmeras vezes e facilmente reciclada quando perder sua utilidade. A preocupação que ainda existe quanto ao protótipo é sobre a sua durabilidade, especialistas ainda temem que ela não seja forte o bastante para aguentar todo o transporte.

Mesmo com alguns pontos ainda a serem analisados, os estudantes já receberam diversos contatos de grandes companhias interessadas em levar a caixa econômica para a escala produção em escala comercial.

Veja o vídeo de apresentação abaixo e entenda melhor como essa caixa foi planejada:

- Publicidade -

Redação CicloVivo