- Publicidade -

Estudantes brasileiros participam de competição de barcos movidos a energia solar

O desafio estimula o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicar energia limpa em projetos de mobilidade.

Foto: Divulgação

Jovens estudantes de quatro estados brasileiros se reúnem em Búzios até o dia 11 de dezembro, para participar de uma competição de barcos movidos a energia solar. Esta é a 9ª edição do Desafio Solar Brasil, campeonato promovido anualmente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES (Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social), em parceria com a Enel, a Prefeitura de Búzios e a Secretaria Estadual de Esporte. Ao todo, 19 equipes participarão das provas, que são divididas em sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros.

- Publicidade -

O Desafio Solar Brasil é um evento que une esporte, inovação e educação. O objetivo é estimular o desenvolvimento de novas tecnologias em fontes de energia limpa e renovável para aplicação em projetos de mobilidade. Além disso, a competição permite que os alunos coloquem em prática todo o conhecimento adquirido nas salas de aula.

“A competição testa, de maneira integrada, o conhecimento dos estudantes em física, matemática e química. Também possibilita que os alunos desenvolvam noções de administração, comunicação, liderança e empreendedorismo”, explica Weules Correia, Coordenador do Cidade Inteligente Búzios, projeto da Enel que transformou Búzios em laboratório de pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na edição deste ano é esperada a participação de 250 jovens do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Amazonas e Pará. Dentre as equipes, quatro participarão pela primeira vez. São elas: equipe da Escola Naval, composta por aspirantes e militares do curso de formação de oficiais da Marinha; a equipe Solamazon, da Universidade Federal do Pará; equipe Smart CEFET; e equipe Bismark, do Instituto Federal Fluminense (IFF). E pelo terceiro ano consecutivo, o campeonato terá a presença de alunos do Ensino Médio de duas escolas públicas de Búzios: Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Provas 

- Publicidade -

O circuito de provas do Desafio Solar 2016 começa no dia sete de dezembro e tem sete etapas, com percursos de até 12 quilômetros. As equipes concorrem nas categorias catamarã e livre. A vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida para completar as provas no menor tempo.

Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará ainda o melhor projeto de embarcação, sob o ponto de vista técnico, e o melhor vídeo entre as equipes participantes. Os vencedores serão homenageados com o Prêmio Fernando Amorim de inovação e receberão uma embarcação nova como prêmio.

Congresso

- Publicidade -

Em paralelo à competição, este ano será realizado o 1º Congresso do Desafio Solar Brasil. O evento ocorrerá no dia 9 de dezembro e discutirá os temas Veículos Elétricos, Fontes Alternativas de Energia e Educação em Ciências e Tecnologia. Também durante o congresso, haverá um minicurso de laminação gratuito aberto ao público, onde uma embarcação será laminada pelos alunos. Além disso, teremos a apresentação de um barco autônomo movido a energia solar que acompanhará os barcos da competição em uma das provas do evento.

Serviço:

Desafio Solar Brasil 2016

Data: de 05 a 11 de dezembro

Local: Orla Bardot – Armação de Búzios – RJ

Chegada das equipes: 05/12 – ao longo do dia

Horário: Abertura oficial – 06/12 às 17h – Praça Santos Dumont

Início da primeira prova: 07/12 às 9h – Píer da Orla Bardot

www.desafiosolar.org