- Publicidade -

Estudante cria aplicativo que ajuda a economizar até 60% de água na agricultura

O app utiliza sensores, dados meteorológicos, processamento de imagens, para obter a agricultura de precisão.

O que você faria para resolver ou minimizar a crise hídrica que assola o planeta? Foi esse o desafio a que foram submetidos todos os que se inscreveram no concurso Call to Innovation 2015. A proposta incluía propor uma solução utilizando a tecnologia e a estudante mineira Mariana Vasconcelos, de apenas 23 anos, sugeriu um caminho.

- Publicidade -

Com base nos dados da ONU que calculam que cerca de 70% da água do mundo é usada para irrigação na agricultura, Mariana criou uma ferramenta que promete tornar esse processo mais eficiente. Batizado de Agrosmart, o aplicativo utiliza sensores, dados meteorológicos, processamento de imagens, entre outras tecnologias, para obter, em tempo real, a agricultura de precisão.

“A água era usada totalmente sem consciência porque os agricultores não costumam ter um custo por ela, geralmente usam água de alguma mina da região. O Agrosmart faz um monitoramento completo das plantações e conseguimos dizer pra ele quando e quanto ele deve irrigar, qual é o melhor momento de plantio, melhor momento de colheita, conseguimos prever aparecimento de doenças e pragas baseado nos dados. Com isso, ele consegue não só reduzir o consumo de água entre 30 e 60% como também economizar energia” explicou Mariana.

Os sensores são capazes de identificar, por exemplo, que o solo está seco. Porém, se houver previsão de chuva para os próximos dias a irrigação não é ativada. A proposta da jovem estudante de “cultivo inteligente” poderá agora ser aprimorada com uma bolsa de MBA na FIAP e outra no Graduate Studies Program da Singularity University, localizada em uma base de pesquisa da Nasa, que são parte do prêmio concedido pela FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista). Para mais informações sobre o app, clique aqui

Redação CicloVivo

- Publicidade -