- Publicidade -

Estado na Alemanha deve ter 100% de sua energia renovável ainda este ano

Localizado em uma região rural, o estado tem o vento como principal aliado para a conquista deste objetivo.

O estado alemão de Schleswig-Holstein pretende ter 100% de toda a sua energia proveniente de fontes renováveis ainda neste ano. Localizado em uma região rural, o estado tem o vento como principal aliado para a conquista deste objetivo.

- Publicidade -

Há oito anos Schleswig-Holstein já gerava 30% de sua energia a partir de fazendas eólicas. Além de suprir toda a demanda interna, o estado ainda planeja produzir mais eletricidade do que o necessário para o consumo, para que seja possível comercializar o excedente.

De acordo com o site Clean Technica, o pequeno estado possui sete mil pessoas trabalhando diretamente com energia eólica, empresas fabricantes de turbinas têm sede lá e o potencial para o crescimento do setor é muito grande. Até 2030 deve ser possível produzir 25 mil megawatts de energia eólica offshore e outros seis mil megawatts de energia onshore.

Esta não é a primeira vez que uma região da Alemanha tem 100% de sua energia proveniente de fontes renováveis. Feldheim foi a primeira aldeia a ter 300% da eletricidade limpa, produzida por fazendas eólicas e usinas de biogás. Por estarem conectadas às redes de transmissão, as comunidades conseguem vender a energia que sobra e garantirem o abastecimento mesmo que as condições climáticas sejam adversas à produção.

Redação CicloVivo

- Publicidade -