- Publicidade -

Estadão promove semana de jornalismo ambiental

Evento que contará com 16 palestrantes acontece entre 3 e 6 de junho no auditório do Estadão.

Pelo segundo ano consecutivo, o Estadão promove, entre 3 e 6 de junho, a Semana Estado de Jornalismo Ambiental. Com o tema principal Jornalismo Ambiental – Um universo de pautas sustentáveis”, o programa abordará diferentes pontos de vista sobre o assunto. Para isso, estão convidados especialistas em meio ambiente, representantes de ONGs que lutam pela preservação do planeta e jornalistas que trabalham na cobertura desse setor.

- Publicidade -

Além das palestras, os universitários participantes terão a oportunidade de concorrer ao 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. O evento ocorrerá no auditório do Estadão, de terça a sexta-feira, das 14 às 17h30.

Entre os 16 palestrantes, os estudantes poderão presenciar apresentações de Amyr Klink, Dener Giovanini, Cláudia Gaigher, Flávia Scabin, entre outros nomes de grande importância em questões ambientais.

Além das palestras, o programa apresenta novidades para os estudantes. No momento da confirmação de inscrição, eles poderão optar por se inscreverem em atividades extras, que serão realizadas no período da manhã, a partir das 10h30, na sede do Estadão. No dia 4 de junho será uma aula especial com Marina Amaral, falando sobre todo o trabalho de apuração do dossiê Amazônia, produzido pela Agência Pública. Para o dia seguinte (5), está programado um workshop com o jornalista Gustavo Faleiros, do site InfoAmazonia, sobre "Jornalismo de Dados e Amazônia: como cobrir desmatamento e queimadas utilizando ferramentas digitais". Por fim, na sexta-feira (6), pela manhã, todos os inscritos na Semana Estado de Jornalismo Ambiental estão convidados para a pré-estreia do filme “Amazônia – Planeta Verde”, no Shopping JK Iguatemi.

Prêmio

- Publicidade -

O 2º Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental traz uma novidade: o vencedor receberá uma viagem de nove dias para Austin, nos Estados Unidos, para participar de um programa personalizado de estágio, organizado pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas. Durante a visita, o ganhador estará em contato com professores e jornalistas especializados em meio ambiente no campus da instituição e nos meios de comunicação locais. Os seis finalistas, como no ano passado, ganharão uma viagem ao Estado do Paraná, para conhecer as reservas florestais locais.

Durante a semana será divulgado o tema para o Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. Poderão participar do concurso os universitários que tiverem 100% de presença nas palestras da Semana. As reportagens produzidas serão avaliadas por uma comissão de profissionais do Estadão, que definirá os seis finalistas. Esses jovens jornalistas terão sua matéria publicada no portal www.estadao.com.br.

Os finalistas vão participar de entrevistas com jornalistas do Grupo, representantes do meio acadêmico e da Tetra Pak, que escolherão o grande vencedor. O premiado terá a reportagem publicada na versão impressa do Estadão.

- Publicidade -

Os estudantes de jornalismo que ainda quiserem se inscrever, devem entrar em contato com o coordenador do curso de sua universidade. O prazo para inscrições termina no final desta quarta-feira (28). Em caso de vagas extras, o anúncio será feito por meio da página do curso no Facebook.

Os jornalistas interessados devem confirmar presença pelos telefones (11) 3277-8891, ramais 29 e 33, e 99462-9496 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].