- Publicidade -

Estação de esqui na Suíça constrói elevador movido a energia solar

A estação de esqui Tenna, na Suíça, foi uma das primeiras no mundo a investir em elevadores movidos a energia solar. O antigo teleférico foi equipado com placas fotovoltaicas e agora funciona como uma pequena usina solar.

A estação de esqui Tenna, na Suíça, foi uma das primeiras no mundo a investir em elevadores movidos a energia solar. O teleférico usado para levar os visitantes ao topo da montanha foi equipado com placas fotovoltaicas e agora funciona como uma pequena usina solar.

- Publicidade -

Conforme informado pelo prefeito Thomas Buchli, à imprensa local, a estrutura foi adaptada a partir da necessidade de reformar um antigo elevador. “Quando chegou a hora de restaurar o elevador antigo, pensamos que talvez fosse possível executá-lo com energia solar, uma vez que já temos painéis instalados nos telhados de nossos estábulos.”

A ideia deu certo e o teleférico começou a operar de maneira sustentável há dois meses. Mas, até que o resultado final fosse alcançado, alguns desafios tiveram que ser superados. O primeiro deles era a falta de espaço para a instalação de todos os painéis.

Para acabar com o problema de espaço foi criada uma ponte pênsil, totalmente equipada com painéis solares. A estrutura tem a aparência de “asas” acima do elevador, que possui em média 500 metros de comprimento. As placas acompanham o sol, para garantir aproveitamento total da energia. Assim, a neve também não fica armazenada na superfície, bloqueando os raios solares.

Nos dias mais ensolarados o teleférico é capaz de produzir o dobro da energia necessária para o seu consumo. Durante a temporada ele chega a carregar 800 esquiadores por hora. Porém, durante a baixa temporada, ele funciona apenas como uma mini usina solar.

- Publicidade -

Os custos da obra foram considerados caros, aproximadamente US$ 1,5 milhões. Porém, em longo prazo os benefícios podem ser bem grandes, já que a tecnologia permite a produção de 90 mil quilowatts-hora por ano. Com informações da Discovery.

Redação CicloVivo

- Publicidade -