- Publicidade -

Estabelecimentos em Sorocaba serão obrigados a oferecer estacionamento para bikes

Regra torna-se obrigatória a partir do meio do ano que vem na cidade do interior paulista.

Uma lei sancionada no último dia 11 pelo prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) determina que, dentro de seis meses, todos os estabelecimentos particulares com grande circulação de pessoas passem a oferecer estacionamentos para bicicletas. A norma vale para agências bancárias, indústrias, hospitais e clubes esportivos, além dos shopping centers e supermercados da cidade do interior paulista.

- Publicidade -

A nova lei de mobilidade urbana tem como prazo limite de adequação a primeira quinzena de junho de 2014 – a partir deste período, os estabelecimentos que não oferecerem um local seguro para os ciclistas guardarem suas bicicletas levarão multas de R$ 500 reais a cada mês posterior à data de implementação da regra.

De acordo com o jornal Cruzeiro do Sul, os pontos de parada das bicicletas deverão ocupar bolsões isolados dos estacionamentos de carros e motos, priorizando a acessibilidade e a localização no piso mais próximo do térreo para os ciclistas. Segundo informa o texto da lei, os estabelecimentos deverão oferecer tanto bicicletários (para serem utilizados durante longos períodos), como paraciclos, indicados para os ciclistas estacionarem suas bikes durante curtos períodos. A regra também explica que estes equipamentos  poderão ser públicos ou privados.

Ao justificar a sanção da lei, o prefeito de Sorocaba explicou que a regulamentação tem por objetivo fortalecer o uso das bikes na cidade e dar suporte a vários modais que fazem parte do sistema de mobilidade urbana. Além da nova lei do estacionamento, o município do interior paulista vem aumentando a rede de ciclovias disponíveis à população nos últimos anos.

Redação CicloVivo

- Publicidade -