- Publicidade -

Especial – Dia dos Avós

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo e financeiro de pais e filhos.

No dia 26 de julho comemora-se o Dia dos Avós. A data é celebrada no Brasil por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

- Publicidade -

A data também celebra a importância dos avós na família, que, além dos mimos e cuidados, muitas vezes são o suporte essencial para os netos – inclusive, criando-os ou dando condições para que os pais possam trabalhar. Além disso, a experiência de vida os torna mais sábios e capazes de dar bons conselhos a todos ao seu redor. 

Coisas sustentáveis que o vovô e a vovó faziam, e nem sabiam

Seus avós podem até não saber o conceito de sustentabilidade, mas, provavelmente, já foram mais sustentáveis que você. Muitas práticas consideradas ultrapassadas estão de volta, e ganhando força, à medida que percebemos que nossos hábitos têm um grande impacto no presente e nas gerações futuras.

Veja abaixo alguns exemplos:

- Publicidade -

Sacolas plásticas: A indústria do plástico tornou as sacolinhas um item básico nas residências familiares, nas lojas e supermercados. Muitos usuários não consideram a possibilidade de diminuir seu uso, no entanto, não faz muito tempo que as sacolas de feira eram as mais usadas pela população. Mesmo sem saber os estragos que o plástico causa no meio ambiente, os avós davam preferência às sacolas de pano e de lona. Para ir à feira não havia dúvidas: o clássico carrinho de metal.

Reaproveitamento de alimentos: O aproveitamento total de alimentos, gastronomia alternativa e consumo consciente parecem ser termos novos, mas eles já são colocados em prática há muito tempo. Em um tempo em que não havia internet, já se via nas mesas: Bolo de casca de banana, bolinhos de arroz, doces e compotas com cascas de frutas. Essas e tantas outras receitas surgiam da consciência de que um alimento oferece diversas possibilidades de reaproveitamento. (Saiba mais)

Remédios naturais: Hoje em dia há remédio para quase todas as enfermidades, o que reduziu o consumo das ervas medicinas. Já é cientificamente comprovado que muitos chás e fórmulas caseiras, quando usados de maneira correta, são tão eficientes e benéficos quanto os remédios farmacêuticos. A habilidade de prepará-los, na maioria das vezes, é atribuída aos avós, então se algum deles lhe der um chá de sabor pouco agradável não recuse: acredite na sabedoria de quem já tem mais experiência. (Saiba mais)

- Publicidade -

Brinquedos: Agradar os filhos hoje pode não ser uma tarefa fácil. As lojas estão repletas de opções e o desejo dos pequenos aumenta a cada novo lançamento. Na época dos vovôs, quando a oferta era mais limitada e as condições financeiras não eram tão boas, eles exerciam a criatividade para fazer os próprios brinquedos. Boa parte do que hoje é considerado lixo, era considerada matéria-prima para a criação de objetos. Papelão, restos de madeira, retalhos de tecido, latas e caixas: tudo isso era transformado pela imaginação dos avós, fazendo a diversão das crianças. (Veja algumas dicas)

Fraldas de pano: A praticidade das fraldas descartáveis, aliado ao tempo cada vez mais curto para as tarefas domésticas, fizeram com que os modelos antigos fossem esquecidos. Entretanto, as fraldas de pano usadas pelas vovós são menos agressivas ao meio ambiente e mais econômicas. Uma fralda de pano demora um ano para se decompor e ainda pode ser reutilizada diversas vezes, enquanto as descartáveis podem demorar até 600 anos para se decompor.  Atualmente, já existem fraldas de pano mais modernas e fáceis de serem utilizadas. (Saiba mais)

Aproveite a data para declarar aos seus avós o quanto eles são especiais. 

Marcia Sousa – Redação CicloVivo