- Publicidade -

Espanha planeja ampliar sistema de aluguel de carros elétricos

A solução já foi implantada em cinco estações e a empresa responsável também dispõe de aluguel de bicicletas em hotéis.

Colocar à disposição dos espanhóis um serviço de aluguel de veículos menos poluentes foi a ideia implantada em Valência pela Movus, empresa que busca soluções sustentáveis para a mobilidade urbana.

- Publicidade -

Valência já possui uma frota de 10 veículos elétricos e cinco estações. O objetivo é disponibilizar 40 carros até 2015. O projeto também conta com pontos públicos de recarga de energia.

Chamado de Carsharing, o sistema de aluguel pode variar de 15 minutos a alguns dias. De forma que o usuário paga o equivalente ao tempo de uso. Além de economizar nos custos de manutenção de um carro próprio, ele ainda é menos poluente em comparação aos modelos tradicionais. Esse tipo de serviço pode ser também uma alternativa para reduzir o congestionamento, uma vez que só será utilizado quando necessário.


Fotos: Movusonline/Flickr

A solução tem contagiado as cidades espanholas, há cerca de dois meses, um hospital na comuna Valenciana implantou o sistema de aluguel dispondo oito veículos à população. A frota é composta por três modelos Renault Fluence ZE, um Peugeot iOn e quatro da Think City. A intenção é reduzir os ruídos e a poluição atmosférica no entorno da unidade.

- Publicidade -

A companhia Movus ainda possui um serviço de bicicletas públicas que está disponível em 12 municípios espanhóis, chamado de Mibisi. No ano passado, a mesma empresa lançou o projeto “RentBike Hotel” em que são alugadas bicicletas em hotéis. Já implantado em cidades como Valência, Sevilha e Mallorca, a iniciativa rende diversos prêmios.

No Brasil, um trio de engenheiros promete lançar um serviço de aluguel de carros elétricos em Porto Alegre ainda esse ano, saiba mais aqui.

Redação CicloVivo

- Publicidade -