- Publicidade -

Itajaí, em SC, investe em energia solar em seus espaços públicos

A cidade acaba de inaugurar uma usina solar fotovoltaica e investe em paradas de ônibus sustentáveis.

Com cerca de 200 mil habitantes, a cidade de Itajaí vem sendo um exemplo no investimento em sustentabilidade, em especial em energia renovável. Além dos projetos ambientais desenvolvidos em seu porto e na rede escolar, o município aposta em paradas de ônibus ecológicas.

- Publicidade -

Fabricado com “madeira plástica”, a estrutura é composta por garrafas PET, sacolas, resquícios de material de informática e 20% de casca de arroz. Além do material totalmente reciclado, os pontos têm lâmpadas de LED com sensor, que são abastecidas por energia solar.

Por meio desse sistema, a iluminação tem autonomia para quatro dias sem sol. A implantação integra um programa de reurbanização do município, que inclui a construção de ciclovias e de calçadas adaptadas.


Foto: Itajaí/Divulgação

Atualmente, a cidade já possui 22 pontos de ônibus ecológicos. Além disso, a cidade acaba de inaugurar uma usina solar fotovoltaica. Instalada no prédio público Centreventos, serão produzidos sete mil kWh por mês, gerando uma economia de mais de quatro mil reais mensais.

- Publicidade -

Os 224 painéis fotovoltaicos, com 250 watts cada um, serão capazes de fornecer um terço do consumo mensal do espaço de eventos. “Esse será o primeiro prédio público a ser abastecido com energia ‘limpa’. Quando a usina produzir energia que não for consumida no Centreventos irá para a rede da Celesc como carga suplementar, e retornará em desconto no consumo de energia do mês seguinte”, explica o secretário de Obras, Tarcízio Zanelato.

Também está previsto nos planos da prefeitura instalar placas solares no Morro da Cruz, o ponto mais alto de Itajaí. O projeto está previsto para 2016 e promete atender 100% da iluminação pública da região.

Redação CicloVivo

- Publicidade -