- Publicidade -

Escola que produz energia limpa é eleita a mais sustentável do mundo

Erguida em Hong Kong, escola popular tem paineis solares, turbinas eólicas e amplos programas de conscientização ambiental.

Construída na agitada Hong Kong, a Sing Yin Secondary School ganhou o concurso internacional de Escola Mais Verde da Terra, promovido pelo U.S. Green Building Council, dos EUA. O prêmio chegou aos asiáticos devido aos programas de eficiência energética, energias renováveis, agricultura orgânica, integração familiar e muitas outras práticas saudáveis voltadas ao meio ambiente e à sociedade.

- Publicidade -

Com o objetivo de atender à população mais pobre, a escola secundária se apoia em diversas medidas de sustentabilidade, das mais simples às mais complexas: assim, a escola não utiliza a eletricidade que vem da rede de distribuição, mas gera energia por meio de painéis fotovoltaicos e turbinas eólicas.

Na lista de medidas mais acessíveis, o local ganhou destaque por trocar as lâmpadas convencionais pelo LED e instalar sensores de movimento – evitando, assim, gastos desnecessários com iluminação. Fora isso, no verão, os ambientes são refrigerados de forma sustentável, eliminando a necessidade do ar-condicionado.

Além dos programas de geração e eficiência energética, a estrutura da escola também é responsável pelo destaque internacional, isso porque os alunos da Sing Yin contam com um bambuzal que purifica o oxigênio, além de uma horta orgânica e até mesmo um aquário de corais.  

- Publicidade -

Despertar a consciência ambiental de forma efetiva nos alunos também é uma preocupação dos coordenadores da Sing Yin Secondary School, que oferece a disciplina de Desenvolvimento Sustentável aos jovens estudantes. E não para por aí: segundo o site Greensavers, 100 alunos são recrutados anualmente para desempenharem funções de embaixadores e monitores ambientais, envolvendo toda a sociedade.

- Publicidade -

Em 2012, o colégio de Hong Kong realizou a campanha “Escola Verde, Família Verde”, em que os jovens estudantes desenvolveram estratégias para incentivar a população local a cumprir medidas de eficiência energética em suas casas, a fim de reduzir o impacto ambiental e as tarifas de energia no final do mês.

Redação CicloVivo