- Publicidade -

Escola pública dos EUA é construída dentro da floresta

Alunos da escola IslandWood fazem trilhas, cultivam alimentos e convivem com os bichos num espaço de 225 hectares ao ar livre.

A escola pública IslandWood, fundada em 1997, foi construída em Seattle, cidade de Washington, para oferecer às crianças norte-americanas uma série de experiências de educação e cidadania que vão além da sala de aula. Erguido numa floresta, o centro de aprendizagem aposta na convivência dos alunos com a natureza não só por meio dos livros, mas também por trilhas, cultivo de alimentos e outras atividades de integração na mata.

- Publicidade -

Não é à toa que IslandWood tornou-se referência em educação alternativa no mundo inteiro: ocupando uma área de 255 hectares ao ar livre, a escola une o conhecimento teórico adquirido nas salas de aula à floresta, fazendo com que os alunos criem noções multidisciplinares mais amplas e também saiam prontos para a gestão ambiental e da comunidade.

Ao contrário do convencional ambiente escolar da zona urbana, a organização sem fins lucrativos ajuda os estudantes a se conectarem com a natureza, seja por meio de aventuras, como trilhas, ou através da jardinagem e da convivência direta com as árvores e com os bichos. Os alunos também aprendem a preparar receitas saudáveis, com os alimentos cultivados no centro de aprendizagem.

- Publicidade -

Construída nas redondezas de Bainbridge Island, a escola tem design arrojado e os ambientes internos contam com um plano que é referência em geração de energia solar e eficiência energética. Segundo informou o site Hypeness, o projeto foi concebido pelo casal Debbi e Paul Brainerd, que se inspiraram nas ideias de aventura na selva sugeridas pelas crianças que moram na região. A escola também oferece um programa de graduação, além de suporte específico para pais e professores.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo