- Publicidade -

Escola em SP desenvolve calculadora de carbono para crianças e adolescentes

Ferramenta utiliza dados de consumo de energia elétrica, locomoção e produção de lixo para calcular a quantidade de dióxido de carbono e fornecer o número de árvores que devem ser plantadas.

Com base nos hábitos e na rotina das crianças e adolescentes, como ida e volta ao colégio, uso de videogames, o tempo no banho e o consumo de fast food, uma calculadora de carbono fornece a quantidade de dióxido de carbono produzida em um ano e o número de árvores que devem ser plantadas durante o período para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente.

- Publicidade -

Professores de matemática e física do Colégio Termomecanica, com a colaboração de um aluno da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e os setores de Comunicação e Tecnologia da Informação da Fundação Salvador Arena são os responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases que causam o efeito estufa. Ele é liberado na atmosfera quando combustíveis fósseis – a principal fonte de energia do mundo – são queimados. A calculadora de carbono faz parte do projeto CEFSA Solidário, realizado anualmente por meio de trabalho voluntário dos alunos do Centro Educacional da Fundação em parceria com a comunidade local para debater temas pertinentes à sociedade. Ao longo do ano, o projeto promove debates sobre solidariedade, sustentabilidade e inclusão social.

“Nossa missão é a transformação social e, para isso, buscamos formar cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade que está inserido. Incentivar o consumo consciente da água, energia e ensinar conceitos de preservação do meio ambiente, refletindo com os alunos os prejuízos futuros caso isso não ocorra, são funções básicas da escola. Mas a participação dos familiares também é muito importante, por isso também promovemos atividades em parceria com a comunidade e incentivamos as discussões em casa, com a família”, explica Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecanica, localizado em São Bernardo do Campo, São Paulo.

- Publicidade -

A calculadora de carbono está disponível neste site e pode ser utilizada por todos os interessados no assunto. O projeto segue com atividades até 2015 e será finalizado com eventos em locais públicos de São Bernardo do Campo, onde haverá distribuição de mudas de árvores nativas. 

- Publicidade -