Inicio Vida Sustentável Escola pública em SP cultiva horta hidropônica e usa alimentos na merenda

Vida Sustentável

Escola pública em SP cultiva horta hidropônica e usa alimentos na merenda

O sistema, que é mantido por alunos e professores, produz em média 200 pés de alface em 32 dias de plantio.

9 de maio de 2017 • Atualizado às 11 : 37
Escola pública em SP cultiva horta hidropônica e usa alimentos na merenda

Alunos da escola aprendem a cultivar Horta. | Foto: Du Amorim/A2 FOTOGRAFIA

5.09K
0

A instituição de ensino E.E. Professor Tochichico Yochicava, localizada em Suzano, município de São Paulo, aposta em um método interessante para engajar seus alunos na conscientização ambiental. Por meio do projeto “Horta Hidropônica”, os estudantes aprendem a realizar o plantio de alimentos que, posteriormente, serão usados na preparação das refeições da escola.

Diversos vegetais compõem a horta, que é cultivada em caneletas suspensas onde a água circula. O sistema ainda é composto por duas caixas de água e uma bomba simples. Para as plantas se desenvolveram são misturados na água macro e micro nutrientes – a quantidade necessária é estipulada pelos professores que entendem de agricultura e também se dedicam ao trabalho.

“Em média, colhemos 200 pés de alface em 32 dias de plantio, por exemplo. Também plantamos outros tipos de alimentos. Isso varia de acordo com o gosto dos alunos”, afirma a diretora da unidade, Ana Maria Gonçalves Dieguez. Essa produção é alcançada com gasto de 100 litros de água.


Foto: A2img/Du Amorim

Escola engajada

Esta não é a primeira vez que a escola tem destaque por ações ambientais. Em 2012, a instituição deu início ao projeto de conscientização da população do entorno da escola sobre os malefícios do descarte incorreto do óleo de cozinha. Batizado de “Renove”, a iniciativa teve início com os próprios alunos fazendo o recolhimento de porta em porta. Hoje a unidade escolar é um ponto de coleta e os moradores podem levar os recipientes para que sejam destinados adequadamente.


Foto: Gilberto Marques/A2Fotografia

O colégio também possui um reservatório para guardar água da chuva e depois utilizá-la nos mictórios e lavagem do pátio.


Foto: A2img/Du Amorim


Foto: A2img/Du Amorim


Foto: A2img/Du Amorim

Redação CicloVivo

(5085)

logo
Fechar
Abrir
logo