- Publicidade -

Equipamentos reaproveitam água da torneira em vasos sanitários

As descargas nos vasos sanitários que acionamos todos os dias geram incontáveis perdas de água. Para minimizar os efeitos dessas perdas, algumas empresas estão desenvolvendo alternativas de reaproveitamento.

As descargas nos vasos sanitários que acionamos todos os dias geram incontáveis perdas de água. Estima-se que, todos os anos, mais de 19 mil m³ de água escorram pelo ralo. Para minimizar os efeitos dessas perdas, algumas empresas estão desenvolvendo alternativas de reaproveitamento. O conceito é simples: os novos equipamentos utilizam a água que cai pelo cano da pia e reaproveitam-na no sistema de descarga.

- Publicidade -

Os australianos da Caroma produziram o Profile 5, um dispositivo que é, ao mesmo tempo, torneira e vaso sanitário. Ele vem com uma pia instalada na parte superior, aproveitando o espaço do banheiro e dispensando o uso da água diretamente no vaso. Esse sistema garante uma redução de até 70% no consumo de água nos banheiros.

A empresa faz parte dos conselhos ecológicos do Canadá e dos EUA, e o projeto da Profile 5 foi eleito entre os dez utensílios mais brilhantes pela revista norte-americana Popular Mechanics.

Acompanhando a tendência de produção, a empresa norte-americana Sloan Valve desenvolveu oSloan® AQUS® Greywater System, um sistema de reaproveitamento no qual toda a água que cai da torneira é posteriormente utilizada na descarga.

O reuso acontece em etapas: primeiramente, a água passa por um filtro que retém os resíduos dispensados na pia. Logo depois, ela fica depositada numa caixa embaixo do lavatório, até que alguém acione a descarga, bombeando a água armazenada para o vaso.

- Publicidade -

Redação CicloVivo