- Publicidade -

Entenda o que é a hidroponia, semi-hidroponia e para que elas servem

A hidroponia e a semi-hidroponia são técnicas de cultivo que usam menos recursos e espaço.

Foto: Kurman Communications/Flickr

A agricultura é uma arte milenar, aprimorada com o passar dos séculos e que caminha cada vez mais de mãos dadas com a tecnologia. Apesar de estar sempre inovando, as técnicas mais antigas são aquelas que perduram e que oferecem uma alimentação mais saudável e livre de qualquer interferência química. Uma dessas técnicas é a hidroponia, uma forma de agricultura que não utiliza o solo durante o cultivo.

- Publicidade -

De acordo com o especialista em agricultura orgânica Thiago Tadeu Campos, a hidroponia orgânica é uma técnica complementar à agricultura orgânica: ela valoriza ainda mais o alimento, deixando-o mais rico em nutrientes e livre de agrotóxicos.

A ausência do uso do solo pode ser estranha em primeiro momento, mas o sistema hidropônico faz com que todos os nutrientes e minerais que a planta necessita sejam entregues através de uma solução nutritiva, evitando que grande parte desses compostos seja levada terra abaixo.

O principal ponto da agricultura hidropônica é a quantidade de água que é administrada, pois em grande quantidade a planta não consegue alcançar o oxigênio e em pouca ela não consegue realizar o transporte de seiva.

Cultivo hidropônico

- Publicidade -

No sistema de cultivo hidropônico, as plantas são suspensas em uma mistura de água com nutrientes, ou são apoiadas em substratos inertes, que funcionam como uma sustentação para a planta.

Concluiu-se então, que o alimento hidropônico pode ser cultivado longe do solo e consumindo uma quantidade menor de água e de espaço, podendo ser elaborada tanto em escala domiciliar, com garrafas e tanques pequenos, como em escala comercial. A hidroponia é simples de ser feita e não envolve altos custos. Seu principal objetivo é criar ambientes ideais para cultivar qualquer tipo de planta em locais menores e até mesmo fora de sua estação.

Sistema semi-hidropônico

- Publicidade -

O sistema semi-hidropônico é mais prático de ser instalado, pois consiste em pequenas porções de substrato inerte ensacadas, que são umedecidas através de um sistema de irrigação interno. Esse substrato pode ficar apoiado em cavaletes ou palanques, mantendo o local organizado.

Foto: Scott McMurren/Flickr
Foto: Scott McMurren/Flickr

As plantas também podem ser organizadas em diversos níveis, criando um melhor aproveitamento do espaço. A semi-hidroponia é um sistema ideal para a plantação de orquídeas, além de conseguir reunir uma grande quantidade de flores em uma mesma estrutura, ele facilita o manuseio e a manutenção das plantas.

Vantagens da hidroponia

Além de ser um sistema ecologicamente correto, a hidroponia possibilita a germinação de sementes na solução nutritiva, evitando o uso de pesticidas e defensivos agrícolas durante seu crescimento. As verduras hidropônicas utilizam menos água durante seu crescimento e conseguem manter ainda mais nutrientes que uma verdura comum.

Vantagens da Semi-Hidroponia

Já a plantação semi-hidropônica tem como ponto positivo a presença do substrato inerte, pois é através dele que os produtores conseguem monitorar principais propriedades do solo. O substrato serve como parâmetro para saber quais nutrientes aquela planta necessita mais e quais ela não está utilizando. Seu monitoramento não precisa ser tão constante, facilitando ainda mais sua administração.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS