- Publicidade -

Entenda a importância de usar sementes orgânicas no plantio

O tipo de semente escolhido pelo produtor é um passo muito importante em todo o processo da agricultura orgânica.

Foto: iStock by Getty Images

Utilizar sementes selecionadas é um recurso natural da agricultura. O processo seletivo começou a ser feito pelo próprio ecossistema, onde apenas as sementes melhores adaptadas sobreviviam ao ambiente. De acordo com o especialista em Agricultura Orgânica Thiago Tadeu Campos, em um campo onde existissem variedades de sementes de pastagem, por exemplo, a mais apta às condições climáticas, ao solo e às estações acabaria por dominar o espaço.

- Publicidade -

Sendo assim, o agricultor, seja ele convencional ou orgânico, tem de possuir um sistema próprio de seleção de sementes, para que o processo de plantação seja economicamente viável e que o espaço seja mais bem aproveitado. O sistema de mudas é ideal para cultivar sementes orgânicas, pois são mais delicadas e o agricultor consegue controlar todas as condições de tal espaço.

O produtor orgânico precisa ficar ainda mais atento às sementes adquiridas, para garantir que o seu cultivo será realmente livre de modificações genéticas e sintéticos. Muitos dos agricultores se consideram orgânicos, mas acabam comprando sementes convencionais por serem mais acessíveis. Porém, em tais situações o produto final não possui a garantia de organicidade, uma vez que, em sua primeira fase de desenvolvimento foi atingido por fertilizantes artificiais e pesticidas.

A importância do tipo de semente para a agricultura orgânica 

Para garantir a qualidade do cultivo, o produtor orgânico deve buscar comprar sementes orgânicas, ou seja, que não recebem nenhuma interferência química e são selecionadas por formas naturais e com a menor intervenção humana possível.

- Publicidade -

O tipo de semente escolhido pelo produtor é um passo muito importante em todo o processo da agricultura orgânica. Uma boa semente irá gerar bons frutos, logo, é importante que o agricultor busque adquirir sementes de qualidade para sua produção.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Um produtor de hortaliças, por exemplo, deve utilizar-se de sementes de plantas devidamente certificadas, para que seu produto seja 100% orgânico e que possa realmente sobreviver a todo tipo de dificuldade sem necessitar do uso de agrotóxicos e fertilizantes.

Semente orgânica x Semente convencional

- Publicidade -

Os índios da América Latina conservaram por séculos as sementes de milho, pois foram as que tiveram um melhor desempenho na agricultura. Foi guardando a semente que a população conseguiu transmitir para as gerações seguintes a qualidade de seus alimentos.

Se compararmos uma semente de soja orgânica e uma semente de soja convencional, encontraremos grandes diferenças no desenvolvimento de ambas. Ao começar que a semente orgânica não necessita de adubação química, mas sim de uma adubação orgânica. Já a semente convencional, por já estar adaptada às soluções sintéticas, necessita de um apoio químico para desenvolver-se.

Foto: iStock by Getty Images
Foto: iStock by Getty Images

Como saber qual variedade de semente ideal para a plantação orgânica?

As sementes orgânicas possuem uma grande variedade de espécies. Isso acontece porque o mesmo tipo de planta pode crescer em ambientes totalmente distintos e cada semente terá as características específicas para se desenvolver em cada solo. Como as sementes orgânicas não devem receber nenhuma interferência (somente o uso de adubos orgânicos quando necessário) a escolha da semente ideal para o local de plantio é essencial.

Fazer um estudo do solo e das condições climáticas do terreno em que as plantas serão colocadas é importante para descobrir as principais características do local e permitir que o agricultor orgânico adquira a variedade de semente orgânica ideal para sua necessidade.

Nunca use sementes não-orgânicas em seu cultivo orgânico

Um produtor orgânico sabe da importância de um produto livre de toxinas e produtos químicos. Portanto, para que a plantação seja 100% orgânica é importante utilizar sementes que respeitem as normas de certificação dos alimentos orgânicos. Embora o investimento pareça alto no primeiro momento, o valor será reembolsado através da venda dos alimentos orgânicos e da economia com agrotóxicos, fertilizantes e outras formas de defensivos químicos que prejudicam diretamente a saúde humana e do meio ambiente.

Veja aqui algumas dicas para produzir as suas próprias mudas orgânicas.

DESCRICAO_AUTOR_THIAGO_TADEU_CAMPOS