- Publicidade -

Entenda a diferença entre os repelentes e saiba como escolher o seu

Proteger-se com repelentes é fundamental, mas você sabe a diferença entre os produtos?

Saber escolher um repelente é fundamental para se proteger adequadamente. Ainda mais quando o assunto é proteção contra o mosquito causador da dengue e do vírus Zika. A Anvisa libera três componentes presentes em repelentes com segurança para as grávidas: DEET, Icaridina e IR 3535.

- Publicidade -

Mas, é preciso ter cuidado na hora da escolha. “Eles apresentam diferenças quanto ao tempo de proteção e seu perfil toxicológico. Por exemplo, o IR 3535 é o único que, mesmo em concentrações mais altas (20%), pode ser usado por bebês a partir de seis meses. Os outros dois só podem ser usados em crianças a partir de dois anos”, afirma a diretora técnica da Pharmapele, Luisa Saldanha.

O tempo de proteção, segundo ela, também tem a ver com a concentração desses princípios ativos na fórmula dos produtos (industrializados ou manipulados). “Quanto maior a dose, maior a eficácia e duração de proteção do repelente. Mas produtos com maior perfil tóxico, como DEET e Icaridina, não podem ser administrados em doses muito altas, porque há risco de problemas tóxicos e irritativos à pele”, afirma. “O IR 3535 a 20% tem durabilidade de sete horas, enquanto as opções de mercado duram em torno de duas horas”, explica.

Luisa explica que uma boa opção é manipular a fórmula. “Com isso, a dose pode ser administrada com segurança, já que nem sempre os produtos industrializados nos informam a concentração dos ativos. Também é importante porque o repelente manipulado pode associar ingredientes hidratantes, evitando aquele ressecamento que muitos produtos com essa finalidade acabam provocando”, destaca.

Ao manipular, para ter ação de hidratação, Luisa sugere ingredientes como: peptídeos da proteína do trigo, derivados do açúcar (suavizante e anti-irritante), silicone especial e glicerina, que apresenta propriedades hidratantes.

- Publicidade -

A diretora ainda acrescenta que os três princípios ativos oferecem proteção  para evitar doenças como a dengue e chikungunya.