- Publicidade -

Empresa fabrica embalagens utilizando plásticos encontrados nos oceanos

Norte-americanos utilizam plástico encontrado nos oceanos como matéria prima para produção industrial.

O cenário de degradação ambiental nos mares e oceanos motivou a empresa norte-americana Method a buscar uma maneira de mudar o planeta por meio dos negócios: assim, a empresa aproveita as toneladas de plástico despejadas diariamente no ecossistema marinho para a produção de embalagens para sabonetes, detergentes e outros produtos de limpeza.

- Publicidade -

São garrafas PET encontradas no oceano que retornam às residências como estas embalagens para produtos de higiene. Processando o total de plásticos retirados do mar, os especialistas da empresa obtêm uma substância específica – a resina cinza – que serve de base para a produção das embalagens.

Para coletar os resíduos, a empresa, fundada em 2001, conta com o apoio de um grupo de voluntários, que já retirou cerca de uma tonelada de plásticos das praias do Havaí. Além disso, a Method também firmou parceria com uma importante companhia de gestão de resíduos dos EUA, chamada Envision Plastics, que garantiu recursos e investimentos para o reaproveitamento e produção das embalagens.

Adam Lowry, um dos fundadores da empresa, declarou ao New York Times que, inicialmente, o processo não foi rentável. “Queremos estabelecer um diálogo sobre reciclagem de plásticos, em que o real objetivo é deixar claro que precisamos trabalhar com os plásticos produzidos planeta desde já”, afirma o empreendedor. Os produtos são comercializados na loja online da Method, com preços médios.

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo