Inicio Desenvolvimento Empresa dinamarquesa de energia eólica inaugura fábrica no Ceará

Desenvolvimento

Empresa dinamarquesa de energia eólica inaugura fábrica no Ceará

Companhia acredita que o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão no Brasil.

20 de janeiro de 2016 • Atualizado às 11 : 01

Unidade vai fabricar equipamento eleito como a melhor turbina eólica de 2015. | Foto: Divulgação

Empresa dinamarquesa de energia eólica inaugura fábrica no Ceará
4.03K
0

Na última segunda-feira (18), a companhia de energia eólica Vestas inaugurou uma fábrica na cidade de Aquiraz, no Ceará. A unidade produzirá turbinas eólicas, gerando mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos, segunda a empresa.

Tendo seu produto eleito como a melhor turbina eólica de 2015 pela revista inglesa Windpower Monthly (na categoria até 2.9MW), a expectativa da empresa é que a produção da unidade de Aquiraz possa fornecer equipamentos também para outros países da América Latina. De origem dinamarquesa, a Vestas atua no Brasil desde 2000, onde já possui 364 turbinas instaladas, o que representa uma capacidade total para gerar 713 MW de energia. Além disso, a companhia já tem 376 MW em contratos firmes, a serem entregues com unidades produzidas nesta fábrica.

A nova fábrica ocupa uma área total de 20 mil metros quadrados, conta com um centro de estoque e distribuição e também com uma unidade para capacitação de pessoas, onde profissionais do Brasil e de países vizinhos passarão por cursos e treinamentos. Atualmente, a empresa opera e mantém 13 parques eólicos no país, como o da cidade de Xangri-lá (RS), que produz energia para a fábrica de automóveis da Honda, localizada em Sumaré (SP).

“Com um dos melhores ventos do mundo, o Brasil é uma das grandes apostas da Vestas para os próximos anos. Aqui, o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão. O plano de investimentos que acabamos de executar reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do mercado de energia limpa no país”, destaca Rogério Zampronha, presidente da Vestas no Brasil.

A Vestas firmou parceria com as nacionais Aeris, produtora de pás eólicas e a ABB, responsável pela fabricação de geradores. “As parcerias com as empresas brasileiras reforçam o desenvolvimento da cadeia produtiva local e demonstram nossa confiança neste mercado”, finaliza Zampronha.

(4030)

logo
Fechar
Abrir
logo