- Publicidade -

Embaixada norte-americana em Londres será sustentável

O escritório de arquitetura KieranTimberlake, da Filadélfia, venceu um concurso de design e foi selecionado para projetar uma estrutura de vidro, unilateral e neutra em carbono em Wandsworth, sul de Londres, para abrigar a embaixadas dos EUA.

O escritório de arquitetura KieranTimberlake, da Filadélfia, venceu um concurso de design e foi selecionado para projetar uma estrutura de vidro, unilateral e neutra em carbono em Wandsworth, sul de Londres. O projeto de US$ 1 bilhão é uma remoldura da embaixada dos EUA.

- Publicidade -

O projeto reuniu os objetivos de criar um ambiente moderno, acolhedor, atemporal, seguro e eficiente energeticamente. Explorando o simbolismo da embaixada, sua presença e posição na paisagem urbana de Londres. A meta era criar um complexo de edifícios que representasse os Estados Unidos, no Reino Unido.

O Departamento de Estado norte-americano concordou em vender sua base atual, em Grosvenor Square, Londres, depois que ela se tornou ineficiente para o dia a dia de trabalho. O atual edifício foi construído na década de 50, mas ficou fechado até 1960.

Hoje em dia, a embaixada é um poço de arame farpado, postes de concreto e soldados com metralhadoras. Este redesenho é radical e o novo design deve começar em 2013 e ser inaugurado em 2017.

''Vamos substituir nossa embaixada atual, que tornou-se superlotada, não satisfaz as necessidades dos escritórios modernos e as normas de segurança exigidas – e, depois de 50 anos, está mostrando sinais de desgaste”, explicou Louis B. Susman, embaixador norte-americano no Reino Unido.

- Publicidade -

O novo edifício de 12 andares conta com 45 mil metros quadrados e será capaz de abrigar mil pessoas. O paisagismo inclui uma lagoa, que serve de medida de segurança natural. ''Ele cumpre e supera todas as exigências de segurança. Estamos usando elementos de paisagismo que estiveram ao redor por séculos e séculos”, esclarece o arquiteto James Timberlake.

Segundo ele, a nova estrutura será construída nas "crenças fundamentais da nossa democracia, transparência, abertura e igualdade". Supõe-se ter medidas de segurança que não vão incomodar os vizinhos, e um fosso de 30 metros de largura irá separá-lo da estrada principal evitando qualquer ameaça de carros-bomba. A embaixada também terá um parque aberto a todos os residentes.

O edifício será forrado com material de absorção de energia e coberto com painéis solares que devem torná-lo neutro em carbono. Essa alegação, no entanto, é difícil de acreditar, considerando que Londres não tem muita incidência solar. Com informações do Telegraph.

- Publicidade -

Redação CicloVivo