Inicio Vida Sustentável Em um ano, 40% dos gaúchos aderiram ao consumo de orgânicos

Vida Sustentável

Em um ano, 40% dos gaúchos aderiram ao consumo de orgânicos

A pesquisa revela que já são 75% dos moradores que se consideram consumidores frequentes de orgânicos.

7 de abril de 2017 • Atualizado às 12 : 59
Em um ano, 40% dos gaúchos aderiram ao consumo de orgânicos

Dos orgânicos consumidos, mais de 60% refere-se a vegetais, hortaliças e frutas. |

823
0

Os moradores do Rio de Grande do Sul querem dizer adeus aos agrotóxicos. É isso que mostra uma pesquisa realizada no estado recentemente pelo projeto Barômetro dos Orgânicos. Dos produtos orgânicos consumidos, mais de 60% refere-se a vegetais,  hortaliças e frutas.

O perfil de consumo da população gaúcha foi mapeado a partir da coleta de informações em mais de 80 municípios de 2.732 consumidores. “O alimento orgânico se diferencia dos convencionais principalmente por não utilizar agrotóxicos ou fertilizantes sintéticos no seu cultivo, assim como o seu método de produção levar em conta aspectos de sustentabilidade e preocupação socioambiental”, explica o professor Marlon Dalmoro, um dos coordenadores da pesquisa.

A pesquisa revela que já são 75% dos moradores que se consideram consumidores frequentes de orgânicos. Qualidade do produto como todo, cuidado à natureza e sabor são alguns dos motivos que os levaram a mudar os hábitos. Mais a razão principal, citada por 68,8% dos entrevistados, refere-se exclusivamente à saúde.

O estudo foi coordenado pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates, e Wagner Junior Ladeira, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O risco de doenças associadas ao consumo de agrotóxicos já não é novidade. E cada vez mais, pesquisas e divulgações na mídia contribuem para a população tomar consciência desta realidade. Confira maia detalhes da pesquisa nas imagens abaixo:

organico1 organico2 organico3

Redação CicloVivo

(823)

logo
Fechar
Abrir
logo