- Publicidade -

Em três anos, 169 espécies foram descobertas na Amazônia

O grupo dos Aracnídeos lidera as descobertas com 112 espécies e sete gêneros.

A natureza não cansa de surpreender. Nesta quarta-feira (19), o Museu Paraense Emílio Goeldi, localizado em Belém, anuncia quase duas centenas de espécies animais e vegetais que foram identificadas na Amazônia entre 2010 e 2013.

- Publicidade -

São 169 espécies ao todo, sendo 14 de plantas e 155 de animais. O grupo dos Aracnídeos lidera as descobertas com 112 espécies e sete gêneros, seguido de Peixes (12), Aves (10), Anfíbios (10), Répteis (6), Dípteros (4) e Mamíferos (1).  Além de 13 espécies de Angiospermas e uma de Briófita.

A maior parte das descobertas do Museu Goeldi ocorreu em 2011. Um dos destaques foi o primata Mico rondoni, só encontrado em Rondônia, que antes era confundido com o Mico emiliae, espécie do Pará.

“Esse é um trabalho minucioso que requer tempo e amadurecimento para evitar decisões precipitadas. É relativamente comum encontrar na literatura, espécies ‘novas’ que acabaram sendo sinonimizadas porque os autores, na ânsia de publicar descobertas, acabaram por não avaliar direito as amostras”, explica José de Sousa, especialista em mastozoologia.

- Publicidade -

Confira abaixo algumas espécies descobertas:

- Publicidade -

As imagens foram coletadas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi.

Redação CicloVivo