- Publicidade -

Em SP, conta de luz pode ser paga com material reciclável

Por meio do projeto “Recicle mais, pague menos” moradores podem trocar materiais recicláveis por desconto na conta.

- Publicidade -

Já imaginou pagar a conta de luz com lixo? Pode parecer estranho, mas isso já acontece em São Paulo e em Barueri. Por meio do Recicle Mais, Pague Menos, iniciativa da AES Eletropaulo, os clientes podem trocar materiais como papéis, plásticos, vidros e metais por desconto na cona de energia elétrica.

São sete pontos de coleta distribuídos na Vila Guacuri, Heliópolis, São João Clímaco, Guaianases, Parque Paineiras e Jardim Patente em São Paulo e Jardim Paulista em Barueri. O funcionamento é simples. Basta o cliente se dirigir até um desses locais com a conta de luz e efetuar seu cadastro. Com isso ganhará um cartão personalizado para que seja identificado sempre que comparecer ao ponto de coleta.

Feito isso, o cliente pode começar a missão reciclagem. Todo o resíduo reciclável entregue nos pontos de coleta serão pesados e precificados de acordo com a tabela de mercado. Assim, o resíduo se transforma em crédito lançado na fatura de energia.

O projeto Recicle Mais Pague Menos já conta com clientes que conseguiram zerar suas contas, como é o caso da Solange de Godoy, que participa em Barueri. Moradora do Jardim Paulista, a dona de casa já nem sabe mais o que é pagar conta de energia. “Minha conta vem, em média, 35 reais. Com a reciclagem esse é um dinheiro que eu nem preciso me preocupar mais”, explica.

- Publicidade -

Solange conheceu o projeto enquanto estava andando pelo bairro onde mora e se deparou com a central, agora ela espalha a notícia pra todo mundo. “Eu não fico um dia sem levar meus recicláveis lá. Eu vou catando na rua mesmo. As coisas que as pessoas jogam fora eu dou valor. E eu falo isso pra todo mundo, porque é muito legal, quando você vê a conta dá até orgulho”, comemora a dona de casa.


Foto: Thaís Teisen/CicloVivo

Caso o cliente chegue a uma quantidade de coleta superior ao valor da sua conta de energia, os créditos são acumulados para a fatura do mês seguinte. Até o momento já foram recicladas 503 toneladas de materiais recicláveis, com a participação de mais de dois mil clientes.

- Publicidade -

A iniciativa contribui diretamente com o orçamento familiar, na medida em que o cliente pode direcionar o valor que utilizaria para pagamento da conta de luz para outras despesas do seu lar ou, ainda, poupar esse dinheiro, além de possibilitar a diminuição do lixo nos aterros sanitários. “Você vê que lixo vale dinheiro”, finaliza Solange.

A iniciativa faz parte do Programa Consumo Mais Inteligente que está alinhado com o planejamento estratégico da AES Brasil para educar as gerações futuras sobre a importância do consumo consciente e seguro de energia.

Clique aqui e saiba mais.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo