- Publicidade -

Na crise hídrica que tomou conta do país nem o “velho Chico” escapou. Segundo entrevista do diretor do Parque Nacional da Serra da Canastra, ao G1, a nascente do Rio São Francisco secou. O especialista afirma que nunca viu um nível tão alarmante.

- Publicidade -

A nascente do rio – de 2.700 quilômetros de extensão – fica exatamente no parque da Canastra, município de São Roque, sudoeste de Minas Gerais. Na última terça-feira (23), o diretor do local, Luiz Arthur Castanheira, subiu a serra com o analista ambiental Vicente Faria para encontrar sinais de água e tiveram uma infeliz surpresa.

Em entrevista ao Estadão, Faria afirma que isso aconteceu de forma gradativa e que as queimadas e estiagem ajudaram a acelerar o processo – 40 mil hectares de vegetação foram queimados só em julho.


Foto da nascente do Rio São Francisco em 2010. l Foto: Thiago Melo/Flickr

A situação tem reflexo na questão energética, uma vez que na região está instalada a Usina Três Marias que já opera com pouco mais de cinco por cento de sua capacidade. A barragem responde por mais de 30% da energia consumida em todo o Nordeste.

- Publicidade -

De acordo com Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a qualidade do rio está piorando e a situação ameaçada a biodiversidade local. Segundo ele, serão realizadas audiências públicas com a sociedade civil e autoridades para se discutir o futuro da bacia e a necessidade de investir o mais rápido possível em sua recuperação.

Especialistas afirmam que a região não é determinante para o volume de água da bacia, porém na nascente do rio, que tinha cerca de um metro de profundidade, restaram apenas poças de água e fuligem.

Redação CicloVivo 

- Publicidade -