- Publicidade -

Elevação do nível do mar pode gerar situações caóticas no litoral de SP

De acordo com os especialistas, o nível do mar pode subir 30 centímetros até 2050 na cidade de Santos.

Um estudo feito pela Fapesp com pesquisadores brasileiros e internacionais analisou as consequências das mudanças climáticas para os próximos anos e o resultado é bastante assustador para a cidade de Santos, umas das mais famosas do litoral paulista.

- Publicidade -

De acordo com os especialistas, o nível do mar pode subir 30 centímetros até 2050 na cidade. Os impactos seriam sentidos de diferentes formas. Para o meio ambiente, a perda da biodiversidade é a maior ameaça. A elevação pode causar danos grave aos manguezais e, consequentemente, às espécies que dependem de todo esse ecossistema.

As estruturas físicas também estão ameaçadas. A inundação das áreas litorâneas coloca em risco os prédios da orla e os pesquisadores alertam para os riscos das ressacas acabarem com a praia e causarem erosões que corrompam as construções.

Financeiramente o prejuízo também seria enorme. A estimativa é de que, somente em Santos, a perda seja de R$ 600 milhões até 2100. Os responsáveis pelo estudo planejam replicar a metodologia para analisar outros municípios brasileiros, entre eles: Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife.

- Publicidade -