- Publicidade -

Edukatu convoca escolas a participarem do desafio “De onde vêm as coisas?”

Campanha de mobilização de escolas de Ensino Fundamental I e II vai até 6 de junho.

Com o objetivo de incentivar estudantes e professores de Ensino de Fundamental de todo o Brasil a descobrir e analisar os impactos desde a produção até o uso e descarte dos utensílios utilizados no dia a dia, o Edukatu – Rede de Aprendizagem para o Consumo Consciente lança nas redes sociais a campanha de mobilização para o desafio “De onde vêm as coisas?”. Perguntas como: “É possível reciclar embalagens de ovos de Páscoa?”, “Qual a origem dos cadernos, lápis e borrachas?” e “Por que não se deve descartar baterias e pilhas no lixo comum?” poderão ser trabalhadas ao longo das atividades propostas pelo desafio. A mobilização vai até seis de junho.

- Publicidade -

Para participar do desafio “De onde vêm as coisas?” é necessário integrar o Edukatu. Para ingressar na rede, um professor cria seu perfil em www.edukatu.com.br e cadastra um projeto de aprendizagem para o consumo consciente que deseja desenvolver com sua equipe. Em seguida, ele deve ler o edital e inscrever a escola no desafio. Com essas etapas concluídas, ele convida seus alunos e outros professores da escola para compor sua equipe, liberando a navegação pelo Circuito Natureza e seus percursos: Terra, Água e Ar.

Quando as equipes estiverem definidas, cada participante realiza as atividades de pelo menos um dos percursos da rede, registrando seu envolvimento por meio de relato escrito, material fotográfico e audiovisual. Cada percurso consiste em uma sequência de atividades que envolvem reflexões sobre materiais informativos, pesquisas, produção de textos e desenhos, contato com profissionais ou atores sociais, planejamento e realização de campanhas.

Membros do Instituto Akatu, realizador do Edukatu, e da Braskem, correalizadora da rede, formarão uma comissão que avaliará as atividades propostas quanto à qualidade e à diversidade do material produzido. A quantidade de participantes que concluírem um dos percursos e a relação entre o total de alunos da escola e o número de envolvidos na equipe também serão considerados. A escola vencedora do desafio será contemplada com a visita dos profissionais do Edukatu, a produção de uma videorreportagem sobre o trabalho realizado e equipamentos de informática como tablets e câmeras fotográficas digitais. Os segundo e terceiro lugares também serão premiados.

Para conhecer a campanha, acesse aqui. Para acompanhar e divulgar as peças e chamadas utilize a hashtag #DeOndeVêmAsCoisas.

- Publicidade -