Inicio Arquitetura & Design Ecovila em SP tem curso prático de bioconstrução

Arquitetura & Design

Ecovila em SP tem curso prático de bioconstrução

A Oficina de Bioconstrução vai apresentar as principais técnicas: pau a pique, adobe, superadobe, cordwood e bambu.

27 de setembro de 2016 • Atualizado às 11 : 30

Os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique (ou taipa de mão) do zero. | Foto: Divulgação

Ecovila em SP tem curso prático de bioconstrução
2.90K
0

A Ecovila Clareando, localizada em Piracaia, a 90 Km de São Paulo, realiza nos dias 15 e 16 de outubro mais uma Oficina de Bioconstrução. O tutor do curso é o bioconstrutor Angelo Negri, vencedor do prêmio Planeta Casa de projeto arquitetônico.

A Oficina de Bioconstrução vai apresentar as principais técnicas (pau a pique, adobe, superadobe, cordwood e bambu) que não agridem o meio ambiente de uma maneira bem bacana: em uma visita guiada pelas casas da Ecovila. “Vamos ver na prática como é possível morar em casas sustentáveis”, afirma Negri. A Oficina está sendo usada para erguer um quarto de ferramentas na Casa do Trator da Ecovila. “Os participantes podem ver a utilização da técnica em um ambiente real, que vai ficar para a comunidade”.

Os participantes vão aprender a erguer uma parede de pau a pique (ou taipa de mão) do zero. A técnica consiste no entrelaçamento de bambus verticais com vigas horizontais, dando origem a um painel perfurado que, após preenchido com barro, transforma-se em uma parede. Segundo o arquiteto, a parte mais legal do processo é quando os participantes, juntos, amassam o barro para fazer a massa. “Ao pisar descalço no barro há uma reconexão com a terra”, afirma Negri.

O valor da oficina, que começa às 9h do sábado e termina às 16h de domingo, custa R$ 270 (inclui o material do curso, todas as refeições naturais e hospedagem). As inscrições podem ser feitas pelo email: projetocasaclara@gmail.com

 

(2895)

logo
Fechar
Abrir
logo