- Publicidade -

Dupla italiana cria composteira caseira que também faz a função de vaso

Leonardo Fortino e Andrea Bartolucci, dois jovens designers italianos desenvolveram uma composteira caseira que serve como vaso e ainda fabrica adubo para a própria planta.

Ter uma composteira caseira é uma ótima maneira de minimizar os impactos ambientais causados pelos resíduos domésticos. No entanto, elas precisam ter um cuidado específico para que funcionem com a eficiência e qualidade ideal, sem trazer riscos à saúde da família e não liberar odores desagradáveis pela casa.

- Publicidade -

Pensando nestes problemas e em uma forma de transformar a composteira em algo mais interessante e de certa forma decorativa, os jovens designers italianos Leonardo Fortino e Andrea Bartolucci desenvolveram a Jarst, uma composteira que se adapta perfeitamente a ambientes internos ou externos, por não liberar absolutamente nenhum odor ruim no ar.

A Jarst permite a reciclagem de resíduos orgânicos descartados na cozinha, que servem para ajudar a fertilizar o vaso de planta que fica encaixado ao lado da caixa do composto. Os criadores desenvolveram a novidade para sensibilizar as pessoas em relação à prática da compostagem, reduzindo o desperdício de energia que ocorrem a partir da eliminação dos resíduos úmidos. Ela é constituída por duas partes, uma dedicada a planta e a outra à compostagem. São separadas por uma membrana e possuem um filtro de carvão ativado para evitar odores.

A criação facilita a reciclagem dos resíduos orgânicos produzidos na cozinha, sem que as pessoas precisem se preocupar com o mau cheiro que pode ocorrer, já que esse é um dos grandes motivos que normalmente impedem a popularização da técnica.

Embora provenientes de diferentes regiões da Itália, os designers têm o mesmo conhecimento de arte, cultura e técnicas para cunhar em seus projetos um estilo linear, artificial e animado. Eles procuram formas que despertam a curiosidade e investigam o comportamento e a rotina diária, para desenhar objetos com os quais o usuário possam interagir. As linhas limpas, mas não triviais, buscam um estilo acolhedor e direto.

- Publicidade -

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter