- Publicidade -

Droga Raia estimula descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso

Através do programa Descarte Consciente já foram descartadas mais de 39 toneladas de medicamentos em 231 estações coletoras.

Prestes a celebrar três anos, o programa Descarte Consciente, que tem como objetivo estimular a prática do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso, coletou mais de 39 toneladas de medicamentos em 231 estações coletoras posicionadas em 90 munícipios e sete Estados do País.

- Publicidade -

“A iniciativa visa estimular a população a praticar o descarte correto de medicamentos, a fim de reduzir o impacto no meio ambiente e na saúde pública”, afirma Cleber Bernardes, farmacêutico responsável pelo Programa Descarte Consciente na Droga Raia e vice-coordenador da Comissão Assessora de Resíduos e Gestão Ambiental do CRF – SP.

Cada quilograma de medicamento descartado de maneira incorreta pode contaminar 450 mil de litros de água, além do risco de consumo indevido por pessoas que eventualmente tenham acesso ao produto descartado.

Como funciona

Os remédios vencidos ou em desuso são depositados pela população nas estações coletoras, um equipamento de autoatendimento que, por meio de uma tela de computador, orienta o usuário sobre o passo a passo do descarte. A estação conta com três coletores: um para pomadas e comprimidos, outro para líquidos e sprays e o terceiro para caixas e bulas, que devem ser rasgadas antes do descarte. Os coletores têm aberturas do tipo boca de lobo e portas com fechamento a chave, impedindo a retirada e o reaproveitamento do material depositado.

- Publicidade -

Ao atingir o volume máximo, o saco plástico dos coletores é pesado e fechado com um lacre numerado, que possibilita rastrear os resíduos até o destino final. Todas essas informações são enviadas para a central de controle, que gera um relatório, e automaticamente comunica a empresa responsável pela coleta do material para a sua remoção.

As estações de recolhimento geram informações online sobre o volume total de resíduos acumulados. Os dados registrados serão usados para a elaboração do preservômetro – um índice que permite ao consumidor acompanhar quanto foi recolhido e quais os benefícios dessa coleta para o meio ambiente. Para acompanhar quanto está sendo coletado basta acessar o site.

Como descartar

- Publicidade -

Para descartar, basta levar o item a uma das lojas da Droga Raia e realizar o descarte na estação coletora. Dessa forma, o consumidor poderá acompanhar o quanto foi recolhido e quais os benefícios dessa ação ao meio ambiente.