- Publicidade -

Dispositivo utiliza água para carregar bateria de celulares

Chamado de PowerTrekk, carregador já está a venda e fornece eletricidade para diversos gadgets.

Um surpreendente carregador de dispositivos móveis criado na Suécia utiliza água para fornecer energia para celulares, tablets e outros gadgets. Chamado de PowerTrekk, o equipamento é vendido pela internet e impede que as pessoas fiquem incomunicáveis por falta de bateria, ao mesmo tempo que ajuda a reduzir os gastos de energia no planeta.

- Publicidade -

O PowerTrekk é um carregador portátil e seu formato é inspirado num estojo, que pode ser levado a qualquer lugar. Para transformar a água em energia, o equipamento utiliza um sistema de células combustíveis envoltas num cartucho descartável, onde ficam componentes químicos derivados do silício. Em contato com a água, estas propriedades provocam uma série de reações que dão origem ao gás hidrogênio, responsável pela quantidade de eletricidade limpa utilizada para carregar os celulares e outros dispositivos móveis.


Entre os diferenciais do produto, os criadores destacam não só o conforto de não ficar incomunicável, mas também a independência das fontes convencionais de energia de maneira simples e eficiente, sobretudo em regiões isoladas e situações de emergência.  Além de utilizar água, o PowerTrekk ainda atua como um carregador convencional, que pode ser conectado diretamente na tomada. Fora isso, o equipamento também possui uma bateria extra que gera energia para os aparelhos, cujas cargas são realizadas a partir de uma tomada ou do computador.

A myFC, empresa sueca responsável pelo carregador, já apresentou a criação em diversas partes do mundo – em março, os representantes do produto virão pela primeira vez na América Latina, durante uma importante feira de tecnologia do Chile.  O equipamento é compatível com todos os modelos de smartphones e celulares mais antigos, além de outros gadgets. Quem quiser levar um exemplar do PowerTrekk para casa precisa desembolsar, no mínimo, 199 euros (cerca de 646 reais).

Nos últimos anos, diversas tecnologias foram desenvolvidas para possibilitar o fornecimento de energia limpa para os dispositivos móveis. É o caso da capinha capaz de carregar o iPhone utilizando apenas o movimento das mãos e de um novo carregador que utiliza a locomoção dos automóveis para preencher a bateria de qualquer celular. O vídeo abaixo demonstra o funcionamento do Powertrekk:

- Publicidade -

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

- Publicidade -