Inicio Tecnologia Dinamarca testa turbina eólica com 4 rotores e 12 hélices

Tecnologia

Dinamarca testa turbina eólica com 4 rotores e 12 hélices

É como se os pesquisadores tivessem juntado quatro turbinas em uma só.

7 de julho de 2016 • Atualizado às 10 : 06

Apenas de ter sido instalada em abril deste ano, a Vestas tem sido muito cautelosa em divulgar os resultados. | Foto: Divulgação

Dinamarca testa turbina eólica com 4 rotores e 12 hélices
1.96K
0

A Dinamarca está testando um novo modelo de turbinas eólicas. Criado pela empresa Vestas, especializada na fabricação de turbinas eólicas, junto com a Universidade de Tecnologia da Dinamarca, o protótipo tem 12 hélices e não apenas três, como os modelos tradicionais.

O modelo foi apresentado no início do ano e um exemplar já foi fabricado e está em fase de testes dentro do campus da universidade dinamarquesa. A intensão do projeto é conseguir produzir mais energia em menos espaço e com custos reduzidos.

As turbinas possuem quatro rotores, ou seja, é como se os pesquisadores tivessem juntado quatro turbinas em uma só. Por causa disso, as hélices também são mais curtas. Apenas esse detalhe já seria suficiente para reduzir os custos com o transporte das hélices e com a área necessária para a instalação de uma fazenda solar.

Apenas de ter sido instalada em abril deste ano, a Vestas tem sido muito cautelosa em divulgar os resultados. Nesta semana, a empresa usou sua página no Facebook para informar que os testes continuam a ser feitos e que o sistema está passando por ajustes no monitoramento e no software de controle.

A companhia também não divulgou a capacidade de produção de cada uma dessas turbinas ou se e quando elas serão disponibilizadas para fins comerciais.

Redação CicloVivo

(1964)

logo
Fechar
Abrir
logo