- Publicidade -

Os países europeus estão levando os investimentos em energia renovável muito a sério. Após divulgar números importantes sobre a produção eólica na Escócia, a nação que surpreende dessa vez é a Dinamarca, que teve mais de 42% de todo o seu consumo elétrico suprido por fazendas eólicas.

- Publicidade -

De acordo com a imprensa europeia, os últimos anos comprovam a eficiência e o retorno dos investimentos em energia renovável. Em 2014, a Dinamarca usava a força dos ventos para garantir 39,1% do abastecimento energético total do país. No ano seguinte, o percentual já havia subido mais de três pontos, quebrando um novo recorde e tornando a nação escandinava o país com a maior representatividade eólica em produção energética.

Além da grande quantidade de turbinas instaladas, o país conta com um alto nível de eficiência na produção. De acordo com a Energinet, empresa responsável pelas redes de transmissões na Dinamarca, o país conseguiu produzir energia eólica durante 1.460 horas em 2015. Em uma boa parte do país, a produção foi 16% maior do que a demanda, o que permitiu a comercialização dessa energia aos países vizinhos.

Atualmente, os dinamarqueses ainda são dependentes de outros tipos de energia não-renováveis, mas o parlamento local tem metas ambiciosas para mudar esta situação. Em 2020, o país espera ter 50% da sua demanda total proveniente de fazendas eólicas e em 2030, a expectativa é de que 90% da eletricidade e aquecimento venha de fontes limpas de energia.

Se depender do grau de crescimento dos últimos anos, a Dinamarca está no caminho certo. Em 2005, a energia eólica correspondia a 18,7% da produção total. Cinco anos depois já eram 22% e, em 2012, 30%.

- Publicidade -

Redação CicloVivo