- Publicidade -

Dilma anuncia adiamento da Rio+20

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (4) que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20 será adiada. Prevista anteriormente para o dia 4 de junho, o encontro terá início somente no dia 20 do mesmo mês.

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta sexta-feira (4) que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, será adiada. Prevista anteriormente para o dia 4 de junho, o encontro terá início somente no dia 20 do mesmo mês.

- Publicidade -

Segundo a presidente, que participa de uma reunião do G20 na França, a alteração na data deve-se a dois fatores principais: A comemoração dos 60 anos de coroação da Rainha da Inglaterra, Elizabeth, e a proximidade com o outro encontro do G20. Dilma ainda explicou que a decisão parte de um consenso com a ONU.

A expectativa para a COP 17, que será realizada no final de novembro na África do Sul, também foi lembrada pela autoridade brasileira. Dilma acredita que a reunião precisa alcançar mais sucesso do que a última edição da conferência climática. Ela ainda exaltou o fato de que a Rio+20 não é uma reunião para discutir apenas questões ligadas ao meio ambiente, mas deverá tratar também de “economia verde, erradicação da pobreza e governança internacional para o desenvolvimento sustentável”.

A presidente acredita que o compromisso que os países desenvolvidos mantêm em relação ao combate do efeito estufa e às emissões dos gases poluentes deve ser diferente da responsabilidade que cabe aos países em desenvolvimento.

“A responsabilidade pública dos países desenvolvidos é central e deve ser combinada com a participação da iniciativa privada. Na questão financiamento, não pode haver obrigações intransponíveis para os países em desenvolvimento”, declarou Dilma. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo