- Publicidade -

Dica de Turismo: Como viajar de bike

O cicloturismo é uma boa opção para quem deseja viajar de maneira sustentável e ainda estar em constante contato com a natureza.

O cicloturismo é uma boa opção para quem deseja viajar de maneira sustentável e ainda estar em constante contato com a natureza. Ao contrário do que pode se pensar, não é necessário ser atleta para pegar estrada em duas rodas, basta apenas estar familiarizado com a bicicleta e ter um preparo físico em nível médio.

- Publicidade -

O ciclista e mestrando em ciência ambiental, Paulo Roberto Cunha, está no grupo de pessoas adeptas do cicloturismo. Além da paixão por viajar de bike, ele também é um dos diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, uma Organização Não Governamental, que tem como intuito disponibilizar informações e divulgar eventos que promovam esta prática alternativa de turismo.

Com vasta experiência em viagens sobre as duas rodas, Cunha explica que este é um conceito que ainda está crescendo no Brasil. Por isso, é comum se deparar com pessoas que acham estranho encontrar alguém com a bike carregada, pedalando pelas estradas.

Mesmo que esta ideia ainda não esteja popularizada, o Clube de Cicloturismo do Brasil já conta com 16 mil ciclistas cadastrados no site, de diversas regiões do país. Os roteiros são diversos e variam de acordo com a preferência pessoal de cada um, no entanto o clube disponibiliza um manual com sugestões de rotas e de cuidados que tornam a viagem mais prazerosa e segura.

Entre as experiências em cicloturismo desfrutadas pelo cientista ambiental, ele destaca a rota percorrida entre a cidade de Três Coroas, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina. Segundo ele, a viagem também é uma ótima oportunidade de interagir com a população local. Esta dica é importante para conhecer os lugares que às vezes não estão nos guias, mas reservam belezas naturais muito especiais. O trajeto de 600 quilômetros, entre os dois estados da região sul do Brasil, foi percorrido por ele em 15 dias.

- Publicidade -

Cunha esclarece que as viagens de bike não precisam ser feitas necessariamente em grupos. No entanto, o ideal é que os iniciantes evitem viajar sozinhos, para que possam se acostumar com o meio alternativo de transporte.

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

- Publicidade -