- Publicidade -

Dia Mundial Sem Carro: 5 produtos sustentáveis para quem não usa automóvel

O CicloVivo listou alguns produtos verdes para melhorar o trajeto de quem não usa automóvel, e incentivar mais pessoas a deixarem seus carros na garagem.

Comemorado neste domingo (22), o Dia Mundial Sem Carro é uma importante data para refletirmos sobre a mobilidade urbana. Se, de um lado, os automóveis aparecem na lista dos maiores inimigos do meio ambiente, por outro lado, apostar em meios de transporte coletivos ou não poluentes é uma das melhores estratégias para construirmos um planeta melhor.

- Publicidade -

O CicloVivo separou cinco produtos sustentáveis para melhorar o trajeto de quem não usa automóvel, e incentivar mais pessoas a deixarem seus carros na garagem:

A pé: Calçado feito de garrafa PET orgânico
Extremamente confortáveis para uma boa caminhada, os calçados da Ahimsa, fabricante do interior paulista, têm produção sustentável e não utilizam nenhum recurso animal na fabricação. Assim, os modelos são elaborados com cola à base d’água e fibras de PET e algodão reaproveitado. Além dos tênis, a marca nacional também comercializa chinelos e carteiras em sua loja virtual.

- Publicidade -

De bike: Lanterna para bike movida a energia solar
Criada na Holanda, a Pixio é uma das mais eficientes opções de iluminação para ciclistas: além de ser abastecido pelos raios solares, o equipamento é super-resistente, tem sensor contra roubos e pode ser instalado em qualquer bicicleta. O sistema de iluminação é durável e possui um painel fotovoltaico, que armazena a energia fornecida pelo sol ao longo do dia, para fornecer luz durante as pedaladas noturnas. À venda no Indiegogo.


 

De skate: Skate elétrico de alto desempenho
Criado na Califórnia, o skate elétrico Zboard tem capacidade de andar em terrenos irregulares, como estradas de terra e pedra, e ainda atinge velocidade máxima de 17 km/h. A carga completa é obtida durante cinco horas na tomada, e o motor elétrico possui 400W. Fora isso, o skate também conta com um sistema de travamento regenerativo e já está à venda no site da empresa

- Publicidade -

De ônibus: Livros compartilhados
Compartilhar livros de forma gratuita é uma boa opção para se distrair dentro de um ônibus. Em São Paulo, duas universitárias criaram o projeto Parada do Livro – os usuários pegam as publicações (todas doadas por apoiadores), leem e as devolvem numa outra parada credenciada. O objetivo é espalhar dez estantes com obras literárias em pontos de ônibus da zona sul da capital paulista.

De trem e metrô: Fone de ouvido abastecido por sol e bluetooth
Muitas vezes, os fones de ouvido são os maiores aliados de quem anda de trem ou metrô nas grandes cidades brasileiras. Criados na Suécia, os fones movidos a energia solar são uma boa opção para quando a bateria do celular está acabando bem durante o trajeto de volta para casa. Desenvolvido pela empresa finlandesa Iqua, o produto custa cerca de 100 dólares.

Por Gabriel Felix – Redação CicloVivo

.