- Publicidade -

Dia do Bem-Fazer em São Paulo terá atividades para pessoas com deficiência

Em uma das ações, pessoas com paralisia cerebral terão um passeio especial na região do Pacaembu.

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) realiza no próximo dia 25 de agosto a quinta edição do Dia do Bem-Fazer, evento de voluntariado coorporativo que vai beneficiar 80 mil pessoas. Serão 235 atividades realizadas na América Latina, África e Europa concentradas em educação, infância, assistência social, esporte, lazer e meio ambiente.  

- Publicidade -

Em São Paulo, por exemplo, foram organizados passeios com pessoas com paralisia cerebral na região do Pacaembu e atividades com pessoas com deficiência na raia olímpica da USP. A ação liderada por profissionais da Alpargatas reproduzirá uma competição com três baterias diferentes (400m, 800m, 1.600m) e medalhas.

Na Vila Madalena, 20 crianças atendidas pela Casa Abrigo Odila Franco vão passar o dia em um buffet infantil e participar de várias atividades recreativas. Quando voltarem para a unidade vão encontrar uma surpresa: o local será reformado. Uma das paredes da unidade, inclusive, recebeu um painel artístico do grafiteiro Rui Amaral, referência na cena paulistana.

Na Zona Leste, voluntários vão implantar uma horta vertical, feita com garrafas PET e latas, na sede do Centro de Educação Comunitária Maria Cursi, em São Mateus. A atividade visa ensinar as crianças que, mesmo com pouco espaço, é possível fazer uma horta em casa e tomar conta de hortaliças e verduras. Os voluntários também vão promover melhores na unidade.

Outra ação é a integração entre jovens de baixa renda que moram na Praia Grande, Baixada Santista, e no campo. Um grupo que nunca foi à praia irá conhecer o mar. Jovens do litoral terão a experiência de passar um dia no campo. Esses são apenas alguns exemplos das atividades que estão distribuídas em 80 municípios brasileiros, sendo que 26 ações já estão confirmadas no exterior.

- Publicidade -

Segundo Francisco Azevedo, o ICC procurou estimular o voluntariado a agir com iniciativas diferentes. “Os mutirões de reforma de espaços públicos ou carentes são muito importantes, mas queremos que seja também um dia inesquecível para ambas as partes. Queremos abraçar as pessoas, aproximar os profissionais da Camargo Corrêa e a comunidade beneficiada”, diz.

Empresas parceiras também aderiram ao Dia do Bem-Fazer. Em São Paulo, profissionais do Grupo Promon farão diversas atividades no projeto Casulo, localizado nas comunidades Real Parque e Jardim Panorama, na Zona Sul, como corte de cabelo, mutirão de Nota Fiscal, pintura de fachada e revitalização das áreas verdes.  A novidade deste ano é uma parceria com a Defensoria Pública que vai oferecer orientação jurídica, segunda via de certidão de nascimento, casamento e óbito. Outros que aderiram ao Dia do Bem-Fazer são o Consórcio Machadinho (Baesa, Maesa), Instituto Ato e Makro Engenharia.

O Dia do Bem-Fazer 2014 será realizado em 14 países: Brasil, Argentina, Paraguai, México, Colômbia, Venezuela, Espanha, Estados Unidos, Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique, África do Sul e Egito.

- Publicidade -

Sobre o Dia do Bem Fazer

O Dia do Bem-Fazer acontece no último domingo do mês de agosto desde 2009, próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado no dia 28 de agosto. O objetivo do Dia do Bem-Fazer é estimular e apoiar os profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado.