- Publicidade -

A campanha “Segunda sem carne” foi criada para incentivar a população a reduzir o consumo de alimentos de origem animal. A ideia é não consumir carne em pelo menos um dia da semana. Além da mudança de hábito ser benéfica ao meio ambiente, também traz vantagens à saúde segundo estudo da Organização das Nações Unidas.

- Publicidade -

Hoje a sugestão é pizza vegana, criada pelo Projeto Vegan, blog que possui diversas receitas para quem busca se alimentar sem consumo animal.

Massa:

250 g de farinha de trigo

1 colher (sobremesa) de sal

- Publicidade -

1 colher (sopa) rasa de fermento biológico

2 colheres (sopa) de azeite

1 xícara de água (morna se estiver frio e temperatura ambiente se estiver calor)

- Publicidade -

Para o tofupiry:

1 xícara de tofu

1/4 de xícara de azeite

1 colher (sopa) de suco de limão

2/3 de xícara de água

1 colher de (sopa) de polvilho azedo

1 pitada de cúrcuma (opcional)

Sal a gosto

Para finalizar:

Molho de tomate

Glutadela (mortadela vegetal)

Champignon, azeitonas e orégano a gosto

Preparo

Comece no preparo da massa. Em uma vasilha jogue a farinha, misture com o sal e o fermento biológico, sove com vontade, misture bem os ingredientes. Faça um buraco no meio e jogue o azeite. Misture tudo de novo. Acrescente a água e misture até a massa ficar mais ou menos lisa e começar a se soltar das mãos. Deixe-a descansar por cerca de 40 minutos, com um pano sobre a vasilha.

Neste tempo faça o “tofupiry”: Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter um creme homogêneo. Transfira para uma panela pequena e leve ao fogo alto. Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais quatro minutos. Mexa constantemente para não grudar.

Na finalização, abra a massa, passe o molho de tomate, cubra com o tofupiry e finalize a gosto com os demais ingredientes. Leve para assar por cerca de 40 minutos.

Dica: Frite as rodelas de glutadela no azeite para que fiquem mais saborosas.

A receita é do Projeto Vegan, site que possui diversas receitas para quem busca se alimentar sem consumo animal, confira aqui.

Redação CicloVivo