- Publicidade -

Desperdício de alimentos é o terceiro maior emissor de CO2 do mundo

Se não existissem China ou EUA, desperdício de comida seria o primeiro emissor de CO2 do planeta; Um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo.

O cruel desperdício de alimentos, além de colaborar para a fome e para a desigualdade social, pode ser considerado como o terceiro emissor de carbono do mundo, atrás apenas da China e dos EUA. A conclusão foi obtida num relatório produzido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que estima que os alimentos jogados fora emitam cerca de 3,3 bilhões de toneladas de CO2 todos os anos.

- Publicidade -

O estudo concluiu que um terço de toda a comida produzida no mundo vai para o lixo – cerca de 1,3 bilhão de toneladas – juntamente com energia, água e produtos químicos envolvidos na produção e descarte destes alimentos. A quantidade pode ser comparada a 30% de toda a área agrícola do mundo, mais um volume de água equivalente à vazão anual do maior rio da Europa (o Volga, na Rússia) e ainda os gastos de energia.

Com o relatório, a FAO concluiu que, quanto menos desperdício de alimentos, mais eficiente será o combate às mudanças climáticas. Além disso, jogar menos comida no lixo também poderia ampliar o acesso a recursos que são escassos e ainda diminuir a atividade agrícola, que destrói florestas no mundo todo. "A redução de desperdício de alimentos não só evitaria a pressão sobre recursos naturais escassos, mas também diminuiria a necessidade de aumentar a produção de alimentos em 60 por cento, a fim de atender a demanda da população em 2050", declarou a FAO.

De um lado, o documento aponta que, a falta de eficiência da atividade agrícola e do armazenamento de alimentos é a principal causadora do desperdício alimentar nos países em desenvolvimento. Por outro lado, o desperdício nos países desenvolvidos é mais comum entre as pessoas que compram mais do que se alimentam, e, assim, acabam jogando no lixo a comida que não consomem. Com informações da Exame.

Redação CicloVivo

- Publicidade -