- Publicidade -

Designers criam bicicleta que toca música através de pedaladas

Muitos ciclistas gostam de ouvir música enquanto pedalam. Observando esta prática comum, um trio de jovens designers holandeses criou um conceito de bicicleta que toca discos de vinil, a tecnologia permite até o controle sobre o ritmo das canções.

Muitos ciclistas gostam de ouvir música enquanto pedalam. Observando esta prática comum, um trio de jovens designers holandeses criou um conceito de bicicleta que toca discos de vinil, a tecnologia permite até mesmo o controle sobre o ritmo das músicas.

- Publicidade -

Com a volta da moda dos anos 80 aumentou o interesse de jovens por tudo que é retrô. Nessa onda, os discos de vinil voltaram a ser mania entre os jovens. Por isso, os designers Merel Slootheer, Azulay Liat e Frank Pieter decidiram incluir este item na bike. As duas rodas servem como toca-discos, que é acionado a partir do momento em que o ciclista pedala. A bike foi batizada de “Feats Per Minute”.

O projeto foi desenvolvido para usar o mínimo de tecnologia, por isso a única fonte de energia é um amplificador, localizado na traseira da bike, que é acionado por uma bateria de nove volts. O grande desafio foi fazer o disco tocar na vertical e ter um cuidado para que a agulha não escape, considerando o terreno em que a bike pode vir a circular.  

O interessante é que o ritmo da música pode ser alterado de acordo com as pedaladas. Assim o condutor da bike pedala mais rápido se quiser que a música acelere. Para a criação, a equipe teve de combinar habilidades gráficas, de ilustração e design industrial. O trabalho foi feito em uma bicicleta antiga (Alpina de 30 anos) com algumas peças novas de equipamentos musicais.

Até então, a bicicleta foi o primeiro protótipo criado pelo trio de designers, entretanto eles esperam que a criação se expanda para as cidades ao redor do mundo. O trabalho já foi divulgado até no reconhecido jornal britânico The Independent. Para saber mais sobre a bike acesse o site Feats Per Minute.

- Publicidade -

[VIDEO:feats_per_minute]

Com informações do Greenvana e Inhabitat. 

Redação CicloVivo

- Publicidade -