- Publicidade -

Designers criam alternativa em energia eólica para Masdar city

Um novo conceito de energia eólica está sendo planejado para Masdar City. O Windstalk envolve uma ideia totalmente diferente, que utiliza uma série de 1.203 "talos” de 55 metros de altura, que balançam com os ventos e geram energia.

Um novo conceito de energia eólica está sendo planejado para Masdar City, em Abu Dhabi. O projeto envolve uma ideia totalmente diferente, que utiliza uma série de 1.203 "talos” de 55 metros de altura, 30 centímetros de diâmetro na base e cinco centímetros no topo. Os chamados "Windstalks" – de geração de energia cinética – balançam com o vento de forma semelhante aos talos de trigo. Eles estão ancorados no chão, em bases de concreto que variam entre dez e 20 metros de diâmetro.

- Publicidade -

O conceito foi criado por uma empresa de design de Nova York chamada Atelier DNA. Segundo o Discovery News, os designers surgiram com a ideia para a planejada Masdar City, de 5,96 Km2, área a ser construída fora de Abu Dhabi. O projeto ficou em segundo lugar na competição Land Art Generator – um concurso patrocinado pela Madsar para identificar a melhor obra de arte que gerasse energia renovável.

Os Windstalks são feitos de varas de carbono reforçados com fibras de resina, contêm discos piezeoelectric e eletrodos que geram corrente, que é armazenada em duas câmaras que atuam como uma bateria. Luzes LED foram instaladas nas hastes que brilham ou apagam, dependendo da quantidade de vento presente. Quando as correntes de vento estão completamente ausentes, o LED fica escuro.

Tempestades de poeira, comuns na região, não seriam problema para este conceito. Não haveriam falhas, como em sistemas de energia solar que não funcionam corretamente nestas condições, uma vez que o vento é o que fornece energia para os Windstalks. A principal preocupação neste caso seria se o carbono reforçado com fibra de resina pode resistir a ventos de alta velocidade.

Se a ideia funcionar, poderá ser usada em outros lugares, principalmente onde existem bons ventos. Se não funcionar, será mais um revés no desenvolvimento de Masdar City, que recentemente foi assediada por uma série de problemas, resultando na possibilidade de a eletricidade ter que ser "importada", causando danos ao objetivo do projeto de ser totalmente sustentável.

- Publicidade -

O Windstalk continua a ser um conceito, apesar de seus criadores afirmarem em seu site que "É baseado em um conjunto de sistemas que já existem e funcionam." Nenhuma palavra foi dita sobre a quantidade de energia gerada ou sobre a disponibilidade do produto para comercialização. Com informações do Atelier DNA e Treehugger.

Redação CicloVivo

- Publicidade -