- Publicidade -

Designers alemães promovem “agricultura” em apartamentos

A Parasite Farm é um sistema de agricultura para ambientes internos. O projeto, criado por Charlotte Dieckmann e Nils Ferber, incentiva a plantação em espaços urbanos, enquanto a compostagem caseiras dos resíduos mantém o solo fresco e fértil.

A Parasite Farm é um sistema de agricultura para ambientes internos. O projeto, criado pelos designers alemães Charlotte Dieckmann e Nils Ferber, incentiva a plantação em pequenos espaços urbanos, enquanto a compostagem caseiras dos resíduos mantém o solo fresco e fértil.

- Publicidade -

O sistema idealizado pela dupla consiste em diversos vasos para plantações, que podem ser instalados em um apartamento ou casa, e uma composteira personalizada, equipada com uma tábua de cortar, adaptável a qualquer cozinha.

A ideia principal dos designers é fazer com que as pessoas que moram nas cidades consigam manter o contato com as “fazendas”. Através da composteira adaptada a pessoa pode usar a tábua para cortar os vegetais e simplesmente deslizar as sementes e os talos no recipiente de compostagem, onde eles são misturados a terra e transformados em fertilizantes naturais. O equipamento é vedado para impedir que o odor ou restos de comida sejam espalhados pela cozinha.

“As Parasite Farms são alimentadas por pedaços de alimentos e, por sua vez, fornecem legumes frescos. Desejamos que este ciclo de nutrientes em pequena escala incentive as pessoas a descobrirem o fascínio que a plantação de seu próprio alimento pode trazer e evocar questões sobre a atual produção de alimentos industriais e as possíveis alternativas”, declararam os designers.

A inspiração para esta criação veio a partir do crescimento das áreas urbanas, que dificultam o acesso da população aos jardins externos ou a espaços que poderiam ser destinados a pequenas hortas ou áreas agrícolas. Apesar do design diversificado da Parasite Farm, esta é uma ideia que pode ser replicada em qualquer lugar, independente do design ou da tecnologia. Basta tem uma composteira caseira, para fornecer o adubo,e alguns vasos onde os vegetais serão plantados.Com informações do Inhabitat.

- Publicidade -

Redação CicloVivo