- Publicidade -

Designers norte-americanos criam copo de café que vira árvore

Cada copo é feito com sementes de árvores e flores nativas do local em que eles estão sendo comercializados.

Apenas nos Estados Unidos, mais de 146 bilhões de copos descartáveis são usados para tomar um café durante alguns minutos antes de irem para o lixo. Para mudar essa situação, os designers da empresa “Reduce. Reuse. Grow.” criaram um copo que pode ser plantado após o uso.

- Publicidade -

A ideia é simples, no lugar do plástico ou papel normalmente usados para a fabricação de copos descartáveis, os designers trocaram a matéria-prima por um pelo papel semente. A intenção é aproveitar a oportunidade para reduzir a quantidade de resíduos descartados, ao mesmo tempo em que promovem a recuperação ambiental das regiões.

Cada copo é feito com sementes de árvores e flores nativas do local em que eles estão sendo comercializados. Assim, o que antes era visto como lixo, passa a funcionar como uma ferramenta prática de reflorestamento e resgate do bioma. Os criadores explicam que esta proposta se torna mais sustentável do que a reciclagem porque os copos tradicionais de papel podem ser reciclados por, no máximo, três vezes. Depois disso, eles acabam sendo descartados ou se transformando em um material ainda menos valorizado.

No fundo de cada copo a empresa coloca informações sobre o tipo de semente usada na fabricação e a qual região elas pertencem. Um hotsite também dá dicas para que o consumidor plante o material adequadamente. Para quem não quer ter esse “trabalho”, as cafeterias que têm a “Reduce. Reuse. Grow.” como fornecedora são equipadas com lixeiras especiais para o descarte desses copos, que posteriormente são recolhidos e plantados em áreas que precisam de recuperação ambiental. Todas as informações sobre esses plantios são disponibilizadas no site da marca.

A equipe colocou a ideia em financiamento coletivo em 2015 e alcançou mais do que o dobro da meta estimada. Agora, os copos já estão sendo produzidos em escala comercial.

- Publicidade -

Redação CicloVivo