Ícone do site

Designer britânico cria bike que recicla plástico

Criação pode ajudar catadores de lixo a aumentarem a renda em até 10 vezes.

Published 18/07/2013

O designer britânico Victor Monserrate desenvolveu a Ingenio Upcycling System, uma bicicleta que incentiva os ciclistas a reciclarem resíduos plásticos. Por meio das pedaladas, o equipamento tritura os materiais recicláveis, e, com o auxílio de duas resistências adaptadas, a bike transforma os resíduos em fios de plástico – que podem ser vendidos e usados na fabricação de vários produtos, por meio da técnica do upcycle.

Com a nova bike, o designer britânico tem por objetivo não só resolver um problema ambiental, mas também facilitar o trabalho dos catadores e de outras pessoas que dependem da reciclagem para garantir renda.

“É um sistema de reciclagem plástico para o mundo em desenvolvimento. A ideia é criar um incentivo comunitário para o reaproveitamento do material”, diz Monserrate. Como o equipamento precisa de exercício físico para aumentar a produção, as pedaladas também se transformam em um estímulo para melhorar a qualidade de vida de quem recicla.

A bicicleta modificada também possui duas resistências de torradeira, que transformam os resíduos plásticos triturados em fibras, materiais que têm valor agregado bem mais alto do que as garrafas ou embalagens, pois podem ser diretamente utilizados pela indústria. Além disso, o designer argumenta que a bike colabora com os artistas que utilizam as fibras de plástico em seus trabalhos.

Além de incentivar a reciclagem, o designer espera que os catadores que usarem a bicicleta adaptada consigam lucrar até dez vezes mais com a venda das fibras de plástico. Atualmente, Montserrate faz doutorado no Royal College of Art, em Londres. Com informações do Waste & Recycling News.

Redação CicloVivo

Sair da versão mobile