- Publicidade -

Da entrada à sobremesa, aprenda a preparar uma ceia vegana

Ideias valem para dietas vegetarianas, veganas e também para quem busca opções mais saudáveis.

Big family with three children celebrating Christmas at home. Festive dinner at fireplace and Xmas tree. Parent and kids eating at fire place in decorated room. Child lighting advent wreath candle.

Enfiar o pé na jaca e depois correr atrás do prejuízo talvez não seja a melhor forma de começar um novo ano. As comidas gordurosas, cheias de sal e pobres em vitaminas e minerais podem ser substituídas por opções mais saudáveis, sem comprometer o sabor e a finalidade das festas em família e das confraternizações com os amigos. As dicas da nutricionista Ana Ceregatti, especialista em dietas vegetarianas e veganas, valem não só para os já adeptos, como também para quem quer realmente um novo começo.

- Publicidade -

Como sugestões rápidas e práticas, para uma ceia de Natal ou Ano Novo, a nutricionista destaca: patê de grão de bico; salada de grão de bico, lentilhas e castanhas (como castanha de caju, rica em ferro e zinco; amêndoa, fonte de cálcio; castanha do pará, rica em selênio; macadâmia; pistache e nozes); sopa fria de cenoura; um mix de arroz integral com arroz selvagem, quinoa e aveia em grãos; tabule de quinoa e quibe de mandioquinha. Confira abaixo as sugestões de pratos:

Entrada

Patê de grão de bico:

Deixe os grãos de molho por cerca de 12 horas. Troque a água e cozinhe até que os grãos fiquem macios. Bata no liquidificador, com água suficiente apenas para a hélice girar, com os temperos a sua escolha, como alho, sal, azeite, suco de limão, até obter um creme homogêneo. Salpique com cebolinha picada para servir

- Publicidade -

Prato principal

Quibe de mandioquinha:

Adicione água ao trigo até cobri-lo e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. Se ficar úmido, esprema com as mãos. Cozinhe a mandioquinha (pode substituir por inhame, mandioca e abóbora) no vapor ou com pouca água. Amasse com um garfo e misture o trigo escorrido. Tempere a gosto com hortelã, sal, azeite, pimenta. Faça um patê de tofu com ervas frescas (cheiro verde, manjericão), temperando com azeite, sal e pimenta. Acrescente nozes trituradas (ou qualquer outra castanha da sua preferência). Em um refratário, coloque uma camada do patê entre duas da mistura do trigo e leve ao forno por 10 minutos.

- Publicidade -

Sobremesa

Sorvete de banana com cacau:

Coloque no liquidificador a banana congelada em rodelas e bata até chegar na consistência de sorvete mesmo. Acrescente o cacau em pó e bata mais um pouco, com cuidado para não perder a textura. Depois, leve ao freezer ou sirva. A quantidade de cacau é a gosto. Coloque pouco, pois ele é muito forte. Aumente a quantidade, se desejar mais forte. Se quiser mais doce, bata algumas tâmaras hidratadas junto com a banana.