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Da entrada à sobremesa, aprenda a preparar uma ceia vegana

Ideias valem para dietas vegetarianas, veganas e também para quem busca opções mais saudáveis.

9 de dezembro de 2015 • Atualizado às 10 : 00

Nutricionista sugere apostar em ingredientes novos na cozinha. | Foto: iStock by GettyImages

Da entrada à sobremesa, aprenda a preparar uma ceia vegana
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Enfiar o pé na jaca e depois correr atrás do prejuízo talvez não seja a melhor forma de começar um novo ano. As comidas gordurosas, cheias de sal e pobres em vitaminas e minerais podem ser substituídas por opções mais saudáveis, sem comprometer o sabor e a finalidade das festas em família e das confraternizações com os amigos. As dicas da nutricionista Ana Ceregatti, especialista em dietas vegetarianas e veganas, valem não só para os já adeptos, como também para quem quer realmente um novo começo.

Como sugestões rápidas e práticas, para uma ceia de Natal ou Ano Novo, a nutricionista destaca: patê de grão de bico; salada de grão de bico, lentilhas e castanhas (como castanha de caju, rica em ferro e zinco; amêndoa, fonte de cálcio; castanha do pará, rica em selênio; macadâmia; pistache e nozes); sopa fria de cenoura; um mix de arroz integral com arroz selvagem, quinoa e aveia em grãos; tabule de quinoa e quibe de mandioquinha. Confira abaixo as sugestões de pratos:

Entrada

Patê de grão de bico:

Deixe os grãos de molho por cerca de 12 horas. Troque a água e cozinhe até que os grãos fiquem macios. Bata no liquidificador, com água suficiente apenas para a hélice girar, com os temperos a sua escolha, como alho, sal, azeite, suco de limão, até obter um creme homogêneo. Salpique com cebolinha picada para servir

Prato principal

Quibe de mandioquinha:

Adicione água ao trigo até cobri-lo e deixe hidratar por cerca de 30 minutos. Se ficar úmido, esprema com as mãos. Cozinhe a mandioquinha (pode substituir por inhame, mandioca e abóbora) no vapor ou com pouca água. Amasse com um garfo e misture o trigo escorrido. Tempere a gosto com hortelã, sal, azeite, pimenta. Faça um patê de tofu com ervas frescas (cheiro verde, manjericão), temperando com azeite, sal e pimenta. Acrescente nozes trituradas (ou qualquer outra castanha da sua preferência). Em um refratário, coloque uma camada do patê entre duas da mistura do trigo e leve ao forno por 10 minutos.

Sobremesa

Sorvete de banana com cacau:

Coloque no liquidificador a banana congelada em rodelas e bata até chegar na consistência de sorvete mesmo. Acrescente o cacau em pó e bata mais um pouco, com cuidado para não perder a textura. Depois, leve ao freezer ou sirva. A quantidade de cacau é a gosto. Coloque pouco, pois ele é muito forte. Aumente a quantidade, se desejar mais forte. Se quiser mais doce, bata algumas tâmaras hidratadas junto com a banana.

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