- Publicidade -

Curso sobre saneamento ecológico ensinar a usar plantas para tratar esgoto doméstico

Realizado na Grande São Paulo, as vagas do curso são limitadas.

No próximo sábado (23), o bairro Fazenda Atalaia, de Embu das Artes, cidade da Grande São Paulo, receberá o curso “Saneamento Ecológico – Wetlands Construídos”. As inscrições estão abertas e a oferta de vagas é limitada para 20 pessoas, sendo que cinco são gratuitas, destinadas para população de baixa renda do próprio bairro.

- Publicidade -

O evento é realizado pelo canal Infraverde em parceria com a Sociedade Ecológica Amigos de Embu – SEAE, e tem como facilitador o empresário e ambientalista Rodolfo Almeida, que também está à frente das duas organizações.

O público vai acompanhar a teoria sobre os fundamentos do saneamento ecológico e construir a parte prática do projeto, que já recebeu os primeiros preparos. A prática envolve instalação de tubulação, preenchimento da estrutura tanque e plantio de plantas macrófitas, apropriadas para as técnicas ecológicas de tratamento do esgoto doméstico.

O evento foi planejado para alcançar todo o público interessado: com linguagem simples, técnicas e materiais acessíveis, todos os interessados possam absorver as informações e praticarem em suas próprias residências, mesmo sem qualquer conhecimento prévio.

Por que escolher o tratamento ecológico de esgoto

- Publicidade -

Segundo dados do IBGE, de 2015, cerca de 60% da população rural não tem serviço adequado de esgoto. A realidade é semelhante na microrregião de Embu das Artes, onde a média de esgoto coletado é de 40% e, destes, cerca de 20% recebe tratamento.

O saneamento básico está diretamente ligado à saúde da população. A falta de serviços adequados colabora para contaminação direta ou indireta das pessoas, do solo, dos lençóis freáticos e mananciais.

Os valores para as instalações de uma estrutura para tratamento ecológico de esgoto são os mesmos ou ainda mais baixos do que as estruturas padrões. “Os resultados, no entanto, são superiores, pois a água residual sai mais limpa ao final do processo, sem poluir o meio ambiente”, informa Rodolfo, que acompanha de perto as pesquisas e estudos de experiências realizados na Universidade de São Paulo (USP).

- Publicidade -

Curso “Saneamento Ecológico – Wetlands Construídos”

Data: 23/08/2017, das 08h às 18h

Local: Fazenda Atalaia, Embu das Artes (local será divulgado aos inscritos).

Associados da SEAE têm desconto de R$ 50,00 e parte do valor arrecadado será revertido para a manutenção da ONG. Inscreva-se aqui.