Inicio Culinária Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Culinária

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor

Receita vegana do blog Cozinhando como antigamente.

8 de maio de 2017 • Atualizado às 11 : 26

Um prato perfumado pelas especiarias e colorido pelos legumes. | Foto: Monica Hering/Cozinhando Como Antigamente

Curry de lentilhas, brócolis e couve-flor
961
0

Um prato perfumado pelas especiarias e colorido pelos legumes. Escolha os que você tiver em casa e varie para ter uma receita diferente a cada vez que repetir a receita. O mais importante é deixar os grãos da lentilha de molho por pelo menos 3 horas, para eliminar os fitatos. Eles dificultam a absorção de nutrientes pelo organismo.

Para esmagar as bagas de cardamomo, abra e esmague bem os grãozinhos. Mas você também pode usar o cardamomo já moído. É um pouco menos perfumado, mas vai dar um pouco de sabor. Fiz com o leite de coco caseiro, só que usei um pouco menos água do que de costume na hora de preparar. Ele ficou um pouco mais grosso, denso.

Ao invés do azeite, usei o azeite de coco babaçu, uma das minhas mais recentes descobertas aqui no Maranhão. Ele é super perfumado e tem um sabor bem marcante. Descobri os óleos e azeites de óleo babaçu através da Eco Brazil, aqui em São Luís. Eles reúnem pequenas cooperativas de mulheres quebradeiras de coco, apoiando e gerando mais negócios para pequenas comunidades do interior do estado. Um trabalho genial, que ainda ajuda a manter a floresta do Babaçu.

CURRY DE LENTILHAS, BRÓCOLIS E COUVE-FLOR

INGREDIENTES

1 xícara de lentilhas

200 g de floretes de brócolis e couve-flor

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de azeite de oliva (usei azeite de coco babaçu)

1 colher (chá) de curry em pó

1/2 colher (chá) de curcuma

1/2 colher (chá) de cominho em pó

2 bagas de cardamomo esmagadas

1 1/2 xícaras de água

1 colher(chá) de sal marinho

200 ml de leite de coco

1/2 pimentão vermelho cortado em tiras

1 colher (chá) de gengibre fresco ralado

Pimenta dedo de moça picada a gosto

Folhas de coentro picadas para polvilhar

MODO DE PREPARO

Coloque as lentilhas de molho em água por 2 a 3 horas. Escorra e descarte a água. Lave bem os floretes de brócolis e couve-flor.

Aqueça uma panela grande com fundo grosso. Junte o azeite e refogue a cebola até ficar translúcida. Acrescente o alho e refogue por mais 1 ou 2 minutos.

Coloque o curry, cúrcuma, cominho e cardamomo na panela e misture bem, cozinhando por 1 minuto. Junte as lentilhas escorridas e a água. Deixe cozinhar por uns 10 minutos.

Acrescente o brócolis e a couve-flor, o leite de coco, o pimentão, o gengibre e a pimenta. Cozinhe por mais 10 a 15 minutos, ou até que a lentilha esteja cozida.

Polvilhe coentro picado no momento de servir.

NOTAS

Sugestão – Sirva acompanhado de arroz.

(961)

logo
Fechar
Abrir
logo