- Publicidade -

Curitiba terá mais 300 km de malha cicloviária

Com investimento previsto de R$ 90 milhões, a capital do Paraná lançou seu Plano Diretor Cicloviário.

A Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná, vai investir mais de R$ 90 milhões na implantação do novo Plano Diretor Cicloviário. Anunciado na última sexta-feira (6), pelo prefeito Gustavo Fruet, o plano prevê a implantação de 300 quilômetros de vias cicláveis na cidade – mais do que o dobro da malha cicloviária atual, que é de 127 quilômetros –, a instalação de bicicletários junto aos terminais de ônibus (para integrar os dois modais) e uma série de outras medidas que, juntas, efetivam a bicicleta como um modal de transporte em Curitiba.

- Publicidade -

“Estamos dando um importante passo na consolidação da bicicleta como modal de transporte, levando as vias cicláveis não somente às áreas mais centrais, mas também em direção à região sul do município, onde muitos trabalhadores utilizam a bicicleta como meio de transporte diário”, afirmou Fruet, após o anúncio do plano.

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), o Plano Diretor Cicloviário busca atender aos anseios de parte da população que tem na bicicleta um meio de locomoção para o trabalho, estudo e lazer ou prática desportiva.

“O plano também vai colaborar para a melhoria das vias e calçadas de Curitiba, pois não é possível implantar infraestrutura cicloviária sem melhorar ou corrigir erros da infraestrutura viária existente”, destacou o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires.

Dos 300 quilômetros de vias cicláveis a serem implantados, 90 quilômetros são ciclorotas (vias de tráfego comum e de baixo movimento, em que veículos motorizados e bicicletas compartilham o mesmo espaço, com preferência para os ciclistas), 80 quilômetros são vias calmas (nas quais a velocidade máxima para veículos motorizados será reduzida e os ciclistas circularão em áreas demarcadas) e 130 quilômetros são de ciclovias, ciclofaixas e passeios compartilhados entre pedestres e ciclistas.

- Publicidade -

O projeto também pretende instalar paraciclos, um circuito para conectar parques e áreas para garantir o encontro de ciclistas da cidade.

A matéria completa, disponível aqui, destaca as primeiras iniciativas do Plano Diretor Cicloviário.

O vídeo abaixo resume as propostas da prefeitura em um minuto:

- Publicidade -

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba.